Vacinação contra covid – 19 começou hoje em Nova Serrana

0

Da Redação

Começou nesta quarta-feira, em Nova Serrana, a vacinação contra a covid-19. A vacinação segue as diretrizes do Ministério da Saúde e as primeiras doses foram aplicadas na UPA e no Hospital São José.

Primeiramente, em Nova Serrana, serão vacinados os trabalhadores que atuam na linha de frente no combate à covid-19, como os profissionais do ambulatório-covid (UPA), Enfermaria-Covid (Hospital São José) e CTI-covid (São José). Posterior e gradualmente, todos os demais profissionais de saúde que atuam no município serão vacinados.

A primeira pessoa a receber a vacina em Nova Serrana foi o enfermeiro Maicon Nonato Ferreira da Silva, de 23 anos. Ele reside na cidade e atua tanto na UPA quanto no Hospital São José. Maicon é o único profissional da linha de frente no município que não contraiu o vírus.

As primeiras 400 doses da vacina chegaram em Nova Serrana hoje, e outras 400 doses devem ser enviadas às vésperas da data marcada para a aplicação da segunda dose. Vale lembrar que esta vacina tem indicação de duas doses para completar o esquema vacinal, em um intervalo de duas a quatro semanas.

A distribuição das doses da vacina é feita pelo MS e obedece critérios como o número de pessoas pertencentes aos grupos prioritários, número de profissionais da saúde que atuam no município e de idosos institucionalizados.

De acordo com o MS, a população-alvo da vacinação contra a covid-19, foram priorizadas segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina.

O cronograma municipal de vacinação de Nova Serrana será definido nas próximas semanas de acordo com a disponibilidade da vacina no estado. Entretanto, o objetivo da primeira etapa da campanha é reduzir a mortalidade causada pelo novo coronavírus e manter o funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde e a manutenção do funcionamento dos serviços essenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *