Cemig e Polícia Militar realizam operação de combate ao furto de energia em Nova Serrana

0

Credito foto: Cemig

 

Somente neste ano, a companhia já fez cerca de nove mil inspeções na Região Oeste de Minas Gerais

Da Redação

A Cemig e a Polícia Militar realizaram, na última semana, uma operação para retirar ligações clandestinas e irregularidades em medidores de energia em diversas regiões do município de Nova Serrana. Durante a ação, foram encontradas 340 situações irregulares, entre medidores com suspeita de fraude e conexões de cabos clandestinos na rede elétrica.

 

As irregularidades detectadas pelos técnicos da companhia foram fotografadas, registradas e retiradas e, nos casos de intervenção no interior dos medidores, os equipamentos foram lacrados e enviados para laboratório, onde passarão por avaliação técnica conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Caso haja a comprovação das irregularidades, os responsáveis deverão ressarcir a companhia o montante de energia consumida que não havia sido devidamente faturada, além de poder arcar com um custo administrativo que pode chegar a quase R$4.400.

 

De acordo com o Gerente de Medição e Perdas da Cemig, Luiz Renato Fraga Rios, o furto de energia pode gerar consequências não só financeiras, mas também criminais para quem faz esse tipo de ligação irregular.

— Essa prática é um crime previsto no Código Penal no artigo 155, que estipula multa e pena de até 8 anos de reclusão. Além desse artigo (155), alguns juízes enquadram esse crime no artigo 171, que trata do estelionato — afirma.

 

“Os principais objetivos das operações com apoio da polícia são minimizar o prejuízo repartido entre consumidores regulares e a Cemig, e conscientizar a população em sobre o furto de energia e seus impactos para toda sociedade”, explica Luiz.

 

Operações em todo o estado e na Região

 

Em 2021, a Cemig realizou cerca de 510 mil visitas a unidades consumidoras de todo o estado, com foco em regularizar e garantir a conformidade da medição. Somente no ano passado, a região Oeste de Minas Gerais, foram realizados cerca de 34 mil serviços e em Nova Serrana, aproximadamente, 3.300 serviços.

Entre janeiro e março de 2022, a Cemig já realizou cerca de 100 mil visitas, com foco em regularizar e garantir a conformidade da medição em todo estado, sendo que na região Oeste foram quase nove mil serviços e em Nova Serrana, cerca de 1.400 serviços.

 

Tecnologia contra o furto de energia

 

Para identificar as unidades com suspeita de perdas de faturamento, a Cemig possui um Centro de Seleção de Inspeções (CSI), onde equipes especializadas realizam o monitoramento do consumo dos quase nove milhões de consumidores em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *