Companhia anunciou retomada para novembro e a volta também das operações com quatro voos diários
Da Redação
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras oficializou ontem a retomada dos voos comerciais no Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral, em Divinópolis, após seis anos. Agora, a cidade contará com quatro novos voos diários, sendo dois para Campinas (Viracopos) e dois para Belo Horizonte (Confins). As novas rotas entrarão em operação a partir de 11 de novembro, utilizando aeronaves ATR, com capacidade para 70 clientes.
Horários
Os voos diários entre Campinas, principal hub de conexão da companhia, e Divinópolis serão realizados às 8h45 e 17h35, enquanto os voos de retorno acontecerão às 6h e 14h25.
Já os voos entre a capital mineira e Divinópolis acontecem diariamente às 13h e 21h15, os de volta, às 10h45 e 19h35.
— A abertura da nova base em Divinópolis reflete nosso compromisso em expandir a conectividade no Brasil e oferecer mais opções de viagem para nossos clientes. Com esses novos voos diários para Campinas e Belo Horizonte, estamos proporcionando uma opção mais confortável e rápida de deslocamento para os moradores e visitantes da cidade. Estamos entusiasmados em poder atender a essa demanda crescente e fortalecer ainda mais nossa presença na região. A infraestrutura aeroportuária ainda está em processo de certificação, porém temos o compromisso da Prefeitura em finalizá-la a tempo de nossos voos — afirmou o gerente geral de Planejamento e Estratégia da Azul, Vitor Silva.
Vendas
As vendas para os novos destinos já estão disponíveis no site da Azul, na central de vendas e nas agências de viagens parceiras. Para mais informações sobre horários e frequências, basta consultar o site oficial da Azul.
Conquista
As operações estavam suspensas desde 2018, quando a companhia encerrou o contrato com a Prefeitura. A interlocução com a Azul contou com ação direta do Governo de Minas, através do Invest Minas. A formalização da Azul em operar em Divinópolis aconteceu em cerimônia no Palácio Tiradentes em janeiro de 2023 com presença do Governador Romeu Zema.
Para o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), a notícia é fruto de uma articulação coletiva.
— É uma alegria muito grande dar essa notícia para a população. Desde o início da minha gestão eu coloquei o retorno dos voos da Azul como prioridade, por saber o quanto isso vai impactar positivamente para o desenvolvimento não só de Divinópolis, mas de toda região. E toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município trabalhou arduamente nesses últimos três anos e meio, tanto na conservação do aeroporto em boas condições quanto na realização das obras necessárias para modernização do local, exigidas para viabilizar o retorno dos voos comerciais. Essa notícia, na semana do aniversário de Divinópolis, é um presente para toda população — disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves Coutinho também enalteceu o retorno da companhia aérea.
— Teremos quatro voos diários com 70 passageiros, então temos o potencial de atender 8.400 passageiros por mês. É uma grande conquista para todos nós, que trará mais desenvolvimento para nossa cidade. O impacto não é apenas em Divinópolis, mas atenderemos mais de 70 municípios que encontrarão nas operações anunciadas sua melhor opção de conexão aérea com o Brasil e o mundo, estima-se uma população de cerca de 1 milhão de mineiros — avaliou o secretário.
Importância
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, analisa que a expansão em Minas amplia a visibilidade do potencial mineiro, turístico e econômico do estado.
— A inclusão de mais destinos mostra que Minas está pronta para receber não só o turista, mas também uma gama variada de investimentos. Isso amplia nossa economia, além de criar mais conexão, oportunidades, empregos e renda — destaca.
As novas rotas poderão atender uma população de cerca de 1 milhão de moradores somente do Centro-Oeste, além de diminuir em cerca de três horas o deslocamento até Divinópolis para passageiros que desembarcaram em Confins, o que é celebrado pelo presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
— A abertura destes novos voos vai impactar diretamente os moradores da região Centro-Oeste de Minas Gerais, e, claro, o empresariado local. Isto significa facilidade para a população e novas oportunidades de negócios para os mineiros. Esta é mais uma grande vitória celebrada pela Invest Minas, que atuou para apoiar esta realização — comemorou Braga.
Investimentos e melhorias
Para que a retomada acontecesse foram necessárias várias adaptações e melhorias que foram viabilizadas com recurso do Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac) e recurso próprio do Município, que realizou diversas obras de revitalização e de Infraestrutura, como: implantação da resa; sinalização vertical; do Papi; revitalização do balizamento; reparos no acostamento; implantação de guarita para controle de transbordo de carga; implantação de sistema de alarme de segurança; vigilância armada com certificação Avsec; equipe de manutenção e capina e pintura do terminal de passageiros, manutenção do farol rotativo.
O valor do investimento nessas melhorias foi de aproximadamente R$ 4,5 milhões.