Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da equipe da Vigilância Sanitária, emitiu 121 autuações ‒ a grande maioria estavam relacionadas com eventos não comunicados e autorizados ‒ durante as atividades de fiscalização realizadas de 10 a 16 de maio.
As fiscalizações tinham como objetivo verificar o cumprimento dos protocolos sanitários da Onda Vermelha no plano Minas Consciente. No total, 252 inspeções aconteceram após denúncias. As equipes da Vigilância Sanitária reportaram as seguintes infrações: 119 por participação em eventos e aglomerações, uma em bar e uma em espaço de festas e eventos.
Junto com o trabalho de fiscalização, a equipe de apoio monitorou lugares que podem causar aglomeração, como campos de futebol, bares, zona rural, supermercados e feiras livres nos bairros Esplanada, Niterói e Planalto, para assegurar que as normas sanitárias se cumprissem.
Canais de comunicação
A Vigilância Sanitária reforça que a população deve denunciar situações que estejam em desacordo com os decretos municipais e outras providências de controle para prevenir Covid-19 no WhatsApp (37) 99111-0030 ou no App Divinópolis, onde as chamadas podem ser abertas na guia “Coronavírus”.
O órgão também requer a colaboração dos cidadãos quanto ao uso de máscara em locais públicos, à higienização das mãos e à prevenção de aglomerações, especialmente em festas clandestinas.