Da Redação

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h – Padre Roberto Cordeiro Martins, gerida pela Prefeitura de Divinópolis em parceria com o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRRAP), enfrenta uma crise de ocupação, atingindo a marca alarmante de 150%. A situação, desencadeada pela escassez de leitos hospitalares, levou as autoridades locais a emitirem um comunicado nesta segunda-feira (22).

A capacidade instalada da UPA, que conta com 42 leitos distribuídos entre unidade de média complexidade, unidade de decisão clínica, unidade de cuidados intensivos e pediatria, foi ultrapassada nesta tarde, com 63 pacientes presentes. Dentre eles, 44 estão aguardando transferência hospitalar, enquanto outros 19 pacientes aguardam decisão clínica. Notavelmente, 70% dos pacientes na UPA aguardam a regulação do estado.

É importante ressaltar que a regulação de internação hospitalar, é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde, e a prefeitura de Divinópolis, assim como o IBRAPP, não têm autonomia para essa regulação.

Diante dessa crise, a prefeitura de Divinópolis assegura que municípios e a regulação estadual estão cientes e tomando medidas emergenciais para enfrentar o cenário atual.

Apela-se à população para que, preferencialmente, busque a Unidade Básica de Saúde de seu bairro, reservando a UPA apenas para casos de Urgência e Emergência, se possível.

Além disso, solicita-se aos pacientes presentes na UPA que não recusem vagas em hospitais da região, tanto para enfermaria quanto para UTI. Espera-se a compreensão e colaboração de todos os cidadãos nesse momento crítico.

Fonte : Rádio Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *