Da Redação
O câncer de colo uterino é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. Desta forma, com o intuito de conscientizar as assistidas, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária, iniciou a campanha de prevenção Março Lilás.
As Unidades de Estratégias da Saúde da Família (ESF) do bairro Nilda Barros, ESF Maria Lúcia Gregório e Centro de Saúde Bom Pastor, estão realizando ações alertando sobre a importância de exames periódicos de prevenção ao câncer de colo de útero.
Na ESF Nilda Barros, cartazes foram anexados na unidade alertando as mulheres sobre a prevenção ao câncer de colo de útero e panfletos com informações sobre os cuidados foram distribuídos. Além disso, a equipe entregou vários kits com fio dental, escova e pasta de dente.
A ESF Maria Lúcia Gregório, localizada no bairro Terra Azul, fez um painel informativo de prevenção ao câncer. A unidade é pioneira da inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) no município. Durante as consultas, folder informativos são entregados para a mulheres.
O Centro de Saúde do Bom Pastor, também aderiu à campanha. Na entrada da unidade cartazes, frases e orientações do câncer de colo de útero foram expostos para o público. Na sala de espera, a equipe de enfermagem orienta as pacientes, de forma oral, sobre a Saúde da Mulher e a importância do preventivo.
O câncer é causado por uma infecção do papilomavírus humano (HPV) e as principais causas do desenvolvimento da doença são: início precoce das atividades sexuais, histórico de verrugas genitárias, múltiplos parceiros e tabagismo. Durante as relações sexuais, o uso de preservativo é indispensável para diminuir o risco de transmissão, que também pode acontecer durante o parto.
Atualmente, a vacina contra o HPV já é oferecida para a população. Meninas de 9 a 14, meninos de 11 a 14 anos, pessoas com HIV e transplantados, ou seja, pessoas que já fizeram algum tipo de transplante, entre 9 a 26 anos.