Supermercados mineiros apostam em vendas 4,25% maiores neste Natal
Da Redação
Os supermercadistas mineiros acreditam que as vendas neste Natal vão ser melhores em relação à sazonalidade do ano passado. A aposta é de um desempenho de 4,25% maior. Esse é o resultado de uma sondagem feita pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com empresas em todo o estado durante o mês de novembro.
Com o sentimento de familiaridade e a importância dos encontros em casa, que ficaram ainda mais fortes e significativos durante a pandemia, e com a população praticamente toda vacinada, as comemorações deverão ganhar ainda mais espaço. É nisso que os supermercados estão apostando e sempre com um sortimento bem preparado para atender a todos os consumidores.
— As famílias têm no Natal e em todo o final de ano um período para encontro, para confraternização e comemorações e os supermercados se prepararam para atender às demandas dessas festividades de todos os perfis de clientes — afirma o Presidente Executivo da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Antônio Claret Nametala.
A sazonalidade de Natal é o melhor período de vendas para o setor no ano, impactando todas as categorias. Mas as maiores apostas estão nos produtos típicos. Uma novidade neste ano na sondagem é a cesta de Natal. Na sondagem da AMIS, quando perguntado “em que outra categoria está apostando?”, essas cestas foram citadas por 20,83% dos entrevistados. O restante das citações foi pulverizado em todo o mix típico do período.
O panetone, por exemplo, deverá ter uma demanda de 4,87% maior. Já na cerveja, a expectativa é de mais 4%. Nas carnes diversas, a aposta é de um crescimento de 3,91%.
As projeções neste ano estão abaixo das de 2020. Exatamente porque no ano passado a grande aposta era nas comemorações exclusivamente em casa devido ao quadro mais grave da pandemia.
— O papel dos supermercados, como setor essencial na vida das pessoas, é estar preparado, com sortimento variado e com bom atendimento, mas, obviamente, quem define é o consumidor — ressalta Claret.
Expectativa de desempenho por algumas categorias:
PRODUTOS | 2021 |
Panetone | 4,87% |
Vinhos | 2,65% |
Cervejas | 4,00% |
Bebidas quentes | 3,25% |
Peru | 1,83% |
Outras aves típicas | 3,37% |
Carnes diversas | 3,91% |
Geral | 4,25% |
Fonte : Associação Mineira de Supermercados (Amis)