Da Redação
O Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sindcomerciarios) e o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sincomercio) celebraram a convenção coletiva de trabalho referente ao Dia dos Pais. As empresas em dia com as obrigações perante aos sindicatos poderão abrir, no sábado, dia 10 de agosto, de 9h às 18h. O período estendido no comércio facilita para os consumidores que tem mais tempo livre para comprar os presentes dos pais, o que movimenta a economia, já que 60,3% dos comerciantes mineiros serão impactados pelas vendas do Dia dos Pais deste ano, de acordo com pesquisa realizada pela Fecomércio.
Segundo o Sincomércio, os funcionários que trabalharem no sábado tem o direito de receber um lanche por parte do empregador, ou o reembolso no valor de R$ 9,00, até o final do expediente do mesmo dia. As horas excedentes à jornada semanal de quarenta e quatro horas poderão ser compensadas com folgas em igual número de horas, ou pagas com um adicional de 70% em relação à hora normal, se a quitação ocorrer dentro do prazo para compensação para as empresas que aderiram ao Banco de Horas Especial, ou com 10% em relação à hora normal, se pagas fora do referido prazo.
As empresas que não aderiram ao Banco de Horas Especial, deverão pagar as horas não compensadas com o adicional de 100%. Fica assegurado aos empregados, o intervalo para almoço, como de costume nos dias normais de trabalho, ou o intervalo de 15 minutos se a jornada trabalhada não exceder a 6h. As empresas que não se atentarem às regras estão sujeitas à multa prevista na CCT vigente, em caso comprovado de descumprimento. Sujeita-se o empregador ao pagamento de multa de R$ 200,00, em favor do empregado prejudicado, incidindo sobre cada violação, na hipótese de transgressão da presente norma coletiva.
Ainda segundo o acordo coletivo, as empresas que fazem parte da convenção não funcionarão no domingo, 1º de agosto, exceto os estabelecimentos que já abrem normalmente aos domingos e/ou feriados. É bom lembrar que a convenção não se aplica às empresas que, pela natureza de suas atividades, não adotam jornada especial em comemoração ao Dia dos Pais, como supermercados e mercearias.
Pesquisa
Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG apontou que 60,3% dos varejistas mineiros são impactadas pelo Dia dos Pais, sendo que 55,2% tem expectativa de vendas melhores neste ano em relação a 2023. O levantamento ouviu 407 comerciantes da Região Centro-Oeste de Minas e outras regiões do Estado. Resultados da pesquisa mostram que 35,5% dos comerciantes vão fazer promoções, 34,3% divulgação em redes sociais e 19,2% propaganda. As vendas on-line devem ser alternativa para 65,3% dos lojistas. Os empresários apostam em roupas, bebidas, carnes, kits e cestas como os itens mais desejados no Dia dos Pais.
Vênus – Assessoria, Comunicação e Marketing
Denise Guerra – (37) 98417-1210
Thamires Santos – (37) 98827-7731