Settrans divulga redução do valor da Taxa de Licenciamento Anual

0

Da Redação

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), informa que haverá redução de 75,2% da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) 2023.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciou que o vencimento da TRLAV está marcado para 31 de março. Além disso, informou que a renovação da taxa que em 2022 custava R$ 135,95, neste ano custará R$ 33,66.

Para a realização do pagamento da TRLAV, qualquer pessoa deve procurar uma agência dos agentes arrecadadores e informar o número do seu Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que está presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Contudo caso queira efetuar o pagamento utilizando um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) basta acompanhar as seguintes orientações:

1°- Acesse o sítio da SEF/MG através do link www.fazenda.mg.gov.br 
2°- Clicar na opção “Empresas” ou “Cidadãos”.
3°- Clicar no link “Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV)”.
4°- Clicar no link “Emitir Documento de Arrecadação Estadual – DAE da TRLAV”.
5°- Informar o código do RENAVAM do veículo que consta do documento de registro, sem ponto e hífen. Exemplo: RENAVAM = 123456789
6°- Selecionar o Exercício para o qual deseja gerar o DAE.
7°- Digitar os caracteres da imagem ao lado.
8°- Clicar em “Continuar”.
9°- É exibida página com o número do DAE gerado. Nesta página o usuário poderá efetuar o pagamento do DAE gerado via internet clicando em um dos links dos bancos exibidos ou imprimir o DAE, clicando no comando “Emitir Guia”.

Vale ressaltar que a Taxa de Licenciamento Anual é exigida para veículos automotores, reboque e semirreboque. Além disso, cabe destacar, que existe uma multa para caso ocorra atraso no pagamento da taxa, com juros de 0,15% ao dia até 30 dias de débito. Após isso, os juros sobem para 9%, dos 31° dia ao 60° dia de atraso e depois vai para 12% após os 60 dias de atraso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *