Da Redação
Como parte de campanha do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans), anunciou que produzirá material de educação em segurança no trânsito, direcionado a condutores e pedestres.
A equipe de Educação para o Trânsito planeja criar videoaulas sobre informações gerais de segurança no trânsito para condutores de automóveis, motocicletas, ciclistas, pedestres e passageiros de transporte coletivo, além de divulgar o conteúdo em mídias sociais como Facebook, Instagram e grupos do aplicativo Whatsapp. O material estará guiado pela campanha educativa do Contran.
Consuêlo Toledo, educadora para o trânsito, disse que muitos acidentes se devem ao conduzir embriagado. — Hoje isso é crime de trânsito. O consumo de drogas é também problema ao conduzir, porque põe condutores e pedestres em risco de morte. Quando se usa o veículo sob efeito de drogas ou em estado de embriaguez, o condutor assume o risco de acidente; e, quando o risco se assume, o veículo converte-se em arma — destacou.
A campanha educativa do Contran para o ano de 2021 tem o tema central “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” e sugere ações que podem prevenir acidentes e criar consciência pública. Segundo o cronograma do órgão, em fevereiro os temas serão “Álcool e condução (substâncias psicoativas lícitas e ilícitas)”, “Suspensão do direito de dirigir a partir do novo CTB” e “Luz de rodagem diurna”.
A Settrans desenvolveu a estratégia de mídias sociais para substituir a ação nas ruas e nas escolas devido à suspensão da educação presencial durante a pandemia. Com aulas remotas, as professoras, que têm de elaborar material didático para as classes, podem usar os vídeos educativos da Settrans.
Além dos cursos de vídeo breves, gravações de áudio substituirão o trabalho presencial com conselhos de tráfego sobre temas como conduzir em estado de embriaguez e crimes de trânsito.
O material será disparado em grupos de Whastapp criados a partir de cadastro da Settrans, como grupos de taxistas, de condutores de vans escolares, de mototaxistas e de condutores de aplicativos. A Educação para o Trânsito disseminará os temas em mensagens curtas nas redes sociais e em notícias no site da Prefeitura www.divinopolis.mg.gov.br .