Semusa anuncia abertura de sindicância na UPA após morte de influenciadora em Divinópolis

0

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta segunda-feira (22), a abertura de uma sindicância administrativa na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, que atualmente é gerida pelo Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp).

A Semusa informou que a sindicância tem o objetivo de apurar possível ocorrência de erro médico no atendimento dispensado à influenciadora Tatielle Scarlatt Ferreira, de 28 anos. Ela faleceu nesse domingo (21), em decorrência de uma pneumonia, aos 28 anos. Segundo o município, por não se tratar de evento de natureza exclusivamente administrativa, a condução da sindicância será conduzida por profissionais médicos, que não fazem parte do corpo clínico da UPA Padre Roberto.

A sindicância deverá ser concluída em 30 dias e, em face do apurado, caso o Relatório Conclusivo assim disponha, o conteúdo do mesmo será remetido ao Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais para conhecimento e ponderação em relação às providências de natureza técnica/ética, bem como instruirá a Secretaria Municipal de Saúde na adoção das providências administrativas eventualmente cabíveis.

A Semusa disse que o Ibrapp, empresa responsável pela gestão da UPA Padre Roberto Cordeiro Martins, já foi acionado para prestar esclarecimentos em relação ao ocorrido, uma vez que, pela natureza contratual, não há subordinação direta dos funcionários daquela unidade à Secretaria Municipal de Saúde.

Município detalha atendimento recebido por influenciadora

Segundo a Prefeitura de Divinópolis,o primeiro atendimento foi realizado na terça-feira (16), quando se queixava de diarreia, vômito e dor generalizada, sendo orientada e medicada. Quatro dias depois, na manhã do dia 20, ela voltou à UPA, com queixas de natureza respiratória, sendo submetida a exames como um raio-x, que detectou uma pneumonia. A paciente foi medicada, orientada e liberada com prescrição de antibióticos.

No entanto, no fim da tarde de sábado (20), ela retornou para a UPA, encaminhada pelo SAMU, com os mesmos sintomas intensificados, sendo entubada e transferida para a Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus, na madrugada de domingo (21).

Fonte : Rádio Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *