Da Redação
A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Divinópolis (Semas), através da Gerência de Proteção Social e Benefícios e do Serviço de Atendimento à População Migrante obteve sucesso no atendimento a um grupo de migrantes venezuelanos que se encontram no Brasil em busca de melhores condições de vida.
Desde o início do mês de março, os imigrantes estavam acolhidos na Casa de Passagem, na qual foi oferecido serviços de acolhimento, alimentação e banho para eles e também para as pessoas que se encontram em situação de rua.
Nos atendimentos realizados, o grupo de venezuelanos informou que deixaram seu país de origem em decorrência do desemprego e da crise econômica presente. Com o objetivo de regularizar sua situação no Brasil, os imigrantes se dirigiram para Divinópolis, após conseguirem, para um deles, o agendamento na Unidade de Atendimento Integrado (Uai).
Para atender às demandas por eles apresentadas, juntamente com a Casa de Passagem, a Secretaria de Assistência Social, o Núcleo de Migrações e Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas da Diretoria de Proteção e Reparação dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), órgão que em parceria com a Gerência de Gestão de Benefícios, Programas e Projetos Socioassistenciais da Prefeitura de Belo Horizonte, foi possibilitado, nesta quinta-feira, 8, o deslocamento do grupo até a cidade de Uberlândia para serem devidamente atendidos pelo Estado.
A Semas contou também com a parceria da Secretaria de Ação Social da cidade de Araguari, para atendimento e suporte do grupo na inserção ao mercado de trabalho. Ao receberem as passagens com destino à Belo Horizonte no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), foram orientados e encaminhados ao Serviço de Atendimento à População Migrante de Belo Horizonte.