Encontro será nesta sexta-feira e é aberto ao público
Da Redação
A Comissão de Direito Sistêmico da OAB Divinópolis vai promover amanhã, dia sete de julho, a segunda edição do Café Sistêmico com o tema “Ordens da Ajuda – Visão Sistêmica para sucesso na advocacia”. O encontro será conduzido pela presidente da Comissão e Facilitadora Sistêmica, Dra. Gisele Silva, pela vice-presidente e também Facilitadora Sistêmica, Dra. Tatiane Sales, e pela Dra. Luana Batista, Tesoureira da Comissão.
As Ordens da Ajuda foram criadas pelo filósofo alemão, Berth Hellinger, que apresentou uma reflexão sobre as formas de ajudar ao próximo, principalmente quando o trabalho está ligado a uma área de apoio, como médicos, psicólogos e advogados, entre outros setores. Segundo Hellinger, é preciso identificar qual a sua necessidade, o benefício e o intuito de ajudar.
Olhar para si e para o próximo é fundamental para a identificação dos conflitos, a busca por apoio e a solução dos problemas, mas as Ordens da Ajuda dizem que somente quem recebe a ajuda é capaz de fazer algo com o que vê.
— Vamos observar esse princípio no Direito e o ‘nosso ajudar’ dentro da advocacia. Como estou ajudando o cliente? Qual a intenção no meu inconsciente de atender aquela pessoa? Às vezes, de modo inconsciente, fazemos interpretações da vida alheia e acreditamos que temos a resposta correta para a pessoa solucionar aquele conflito. Mas essa interpretação é influenciada por diversas questões, como crenças, traumas, feridas e julgamentos internos que distorcem a visão que temos da realidade do próximo. Por isso é tão importante refletir sobre o assunto — destaca Dra. Gisele.
O encontro será às 9h, na sede da OAB – rua Alagoas, 60, no Centro. Os participantes serão recebidos com um café da manhã especial, momento para reforçar os laços profissionais e de amizade. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/ii-cafe-sistemico-ordens-da-ajuda-visao-sistemica-para-sucesso-na-advocacia/2039396
Para se olhar de forma equilibrada entre o dar e o receber, o interessado tem três opções de pagamento: gratuito, R$ 20 e R$ 30. A escolha é sua!
Trabalho
O primeiro Café Sistêmico promovido pela Comissão foi em março com o tema “Um novo olhar para os conflitos”. Por meio da Constelação Familiar, trabalhada sob o aspecto das Leis Sistêmicas: pertencimento, ordem e equilíbrio, a Comissão compartilhou os benefícios da aplicação dessa ferramenta terapêutica na Justiça mineira, Cejusc, na OAB mineira, na advocacia e em qualquer situação conflituosa.