Da Redação

A Prefeitura de Divinópolis, através de uma articulação da Subsecretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e o Instituto Avon, passa a ser beneficiada com o acolhimento imediato de mulheres em situação de risco, vítimas de violência doméstica.

Desde o início da atual gestão, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tem provocado várias discussões junto à rede de defesa e garantia dos direitos da mulher e, nesta semana, a parceria foi firmada.

O fluxo para este atendimento se dará, após a avaliação e atendimento da Delegacia de Polícia, que acionará a Prefeitura para as providências de encaminhamento da vítima. Este acolhimento se dará na própria cidade, em local que não será divulgado, por se tratar de proteção à vida.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, o acolhimento imediato da mulher garantirá o direito à vida e também ao recomeço de uma nova história.

— Através do acompanhamento psicossocial e sua inserção nos serviços de proteção, será oportunizado o desenvolvimento da autonomia e do empoderamento das mulheres e também a possibilidade de experimentar novas vivências e oportunidades. A gestão municipal cumpre mais uma vez um compromisso de atendimento aos mais necessitados, cuja proposta está para além de oferecer teto e proteção, mas um acolhimento digno, que a partir do sofrimento vivido, busca estimular e construir com as mulheres maneiras efetivas de viver uma vida sem violência — destacou.

Vale ressaltar que o acolhimento é feito no momento em que a mulher e também seus filhos estão vivenciando situações de extremo risco decorrentes da vivência perpassada por violência física, psicológica, sexual, patrimonial e outras.

Ainda, visando a profissionalização das mulheres, que muitas das vezes estimam o seu ingresso no mercado de trabalho e sua independência financeira, já está sendo finalizada uma parceria para a oferta de curso profissionalizante para este público.

Além disso, a Prefeitura de Divinópolis encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que prevê a adesão do município ao Consórcio Mulheres das Gerais, serviço de referência no atendimento à mulher. Com a adesão ao consórcio, Divinópolis passará a compor a rede regional de enfrentamento a violência contra a mulher, além do acolhimento institucional das vítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *