Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do plantão fiscal da Vigilância em Saúde, realizou mais uma operação de fiscalização, entre os dias 12 a 14 de março. Conforme balanço divulgado hoje, 17, no total, 102 estabelecimentos foram inspecionados, entre eles bares, restaurantes, lojas, lanchonetes, supermercados, salão de festas, dentre outros.
O objetivo das inspeções foi verificar o descumprimento dos regramentos de contenção da disseminação da Covid-19. De acordo com a gerente de Vigilância Sanitária, Tatiane Freitas, nesta operação, cinco estabelecimentos foram interditados e 14 infracionados. Foram realizadas diligências em toda cidade, perímetro urbano e rural.
Na sexta-feira, 12, os fiscais da Vigilância Sanitária, realizaram 16 inspeções, três infrações e duas interdições, um bar e uma loja de conveniência. Sábado a fiscalização realizou 59 inspeções, seis infrações e uma interdição, salão de festas. No domingo, dia 14, foram realizadas 27 inspeções, cinco infrações e duas interdições, dois bares.
De acordo com Érika Camargos, diretora de Vigilância em Saúde, o número de estabelecimentos descumprindo o decreto de Onda Roxa é considerado alto.
— Em alguns casos havia dúvidas em relação ao decreto, mas, nos casos infracionados e interditados o descumprimento se deu por aglomeração ou descumprimento de regramentos já estabelecidos anteriormente. O número de autuações é considerado alto, mas infelizmente, a tendência é subir ainda mais, pois, as pessoas continuam descumprindo as normas — lamentou.
Para evitar o descumprimento das determinações, a Semusa oferece aos cidadãos, que tenham conhecimento de violações, dois canais de denúncias: WhatsApp da Vigilância Sanitária (37) 99111-0030 e o App Divinópolis, onde chamados podem ser abertos na aba “Coronavírus”.