Da Redação
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), visando o planejamento da retomada das atividades pedagógicas não presenciais, que acontecerá dia 08 de fevereiro, e o avanço na organização do retorno gradativo das atividades presenciais, realizará formação para todos os profissionais da rede.
No dia 3 de fevereiro será oferecida virtualmente uma formação a todos os funcionários da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de capacitar as escolas na gerência dos protocolos sanitários de combate ao COVID-19. Os debates desse dia ocorrerão em formato mesa redonda.
Os temas do debate serão: “Planejamento do retorno ao ensino presencial e híbrido” com Angelita Cristine de Melo, professora do curso de Farmácia da UFSJ; “Protocolo sanitário de retomada às aulas presenciais” com Tatiane Maria de Freitas, fiscal da Vigilância Sanitária e “Aspectos socioemocionais relacionados à pandemia”, com Daiana Cristina Coutinho Tavares, psicóloga e técnica escolar da E. M. Dona Maria Rosa. A mesa contará também com a participação da Secretária Municipal de Educação Andreia Carla Ferreira Dimas.
No mesmo dia as unidades escolares realizarão também uma avaliação do Regime Especial de Atividades Pedagógicas não Presenciais (REAPNP) oferecido em 2020. Assim será possível repensar as estratégias pedagógicas e logísticas e apontar caminhos mais claros e eficientes ao desenvolvimento do REAPNP e do ensino híbrido em 2021.
No dia 4 de fevereiro os funcionários da equipe de limpeza e alimentação escolar participarão de uma formação sobre Protocolo de Sanitização dos Ambientes. Paralelamente, a equipe técnica e pedagógica das escolas (inclusive os professores) será apresentada ao Diário Escolar Digital, que funcionará em todas as escolas da Rede Municipal em 2021.
O terceiro dia de formação, 5 de fevereiro, será destinado à organização do trabalho de cada unidade escolar, e será conduzido pelos diretores conforme as orientações pedagógicas e as necessidades específicas de cada escola.
Todos os encontros serão virtuais. Desse modo será possível dialogar com toda a Rede Municipal de Ensino e ainda garantir a segurança dos profissionais da Educação em Divinópolis.