Da Redação
Após 21 anos de espera e atrasos causados por dois furtos consecutivos, o projeto Fazendo Arte inaugura nesta quarta-feira (13), às 9h, sua sede própria para atender crianças e adolescentes. O novo espaço está localizado na Rua Jahel Corrêa Brandão, 290, no bairro Esplanada.
Em 2023, a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, anunciou a cessão do imóvel ao Fazendo Arte por um período inicial de cinco anos. Após o anúncio, o projeto buscou parcerias para reformar o local. Emendas parlamentares dos deputados estaduais Eduardo Azevedo e Lohanna França, juntamente com doações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e das empresas Gerdau, Construarcos, Ferro Aço, SGA e Sicoob – Centro União, contribuíram para a reforma.
— Foram dois golpes consecutivos que abalaram a equipe do projeto. Dois furtos seguidos, muito intensos, mas superamos e vamos combater a violência educando nossos jovens com as ferramentas da arte. A sede própria é uma conquista de um projeto que é referência e um orgulho para Divinópolis. Depois do esforço tremendo de todos, vamos abrir nossa sede. É uma vitória nossa. Estamos felizes porque mais jovens entrarão no caminho da arte para brilhar. Obrigada a cada um que contribuiu para este momento — afirmou a diretora-executiva do projeto, Lenir de Castro.
O espaço possui 200 metros quadrados, cinco salas, três banheiros e uma cozinha e deve atender pelo menos 300 jovens, além de oferecer cursos profissionalizantes.
O Fazendo Arte em Divinópolis tem a missão de atender crianças e adolescentes da cidade em oficinas de balé, jazz, violão, viola, danças folclóricas, hip-hop, percussão, teatro, desenho, informática e inteligência emocional. O principal objetivo é promover a inclusão social e o desenvolvimento pessoal por meio do acesso à cultura e às artes.