Da Redação
A Prefeitura de Divinópolis por meio do Programa Municipal de Proteção ao Consumidor (Procon) chama atenção para a prática de golpes utilizando o PIX, meio de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central e que viabiliza pagamentos instantâneos e que podem ser utilizados 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem nenhuma tarifa adicional.
Dada esta facilidade, essa modalidade de pagamento é utilizada entre pessoas físicas e também por estabelecimentos comerciais (físicos e virtuais), sendo utilizada para pagamentos por parte de clientes e/ou fornecedores. Entretanto, essa prática demanda cuidados.
Uma das práticas utilizadas por golpistas é o agendamento de pagamentos. Há relatos de que pessoas recebiam pagamentos de forma agendada e não receberam o dinheiro, com a transação cancelada pelo pagador. Na internet, atente-se a links, sites e grupos suspeitos de compra/venda ou pedidos de ajuda, pois os golpistas também podem extrair dados e informações pessoais.
Tal prática configura os crimes de estelionato e de falsidade ideológica. Caso constate alguma ocorrência, procure imediatamente a Polícia Militar pelo 190 ou o Procon de Divinópolis, pelos números 3229-6550; 3229-6551; 3229-6552; 3229-6553 e 3229-6554.