Da Redação

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Divinópolis (Comdes) tomou posse na manhã de hoje (22) e realizou a primeira reunião de trabalho na Sede da FIEMG Regional Centro – Oeste. Estiveram presentes alguns membros e suplentes, representando os demais conselheiros, que, em função das medidas de distanciamento social, acompanharam e foram empossados via web.

Como prevê a lei já aprovada, o Presidente do Conselho deverá ser o Secretário de Desenvolvimento do Município, cargo que atualmente é ocupado pelo Rafael Nogueira. O Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, foi eleito vice-presidente do Comdes, com votação unânime.

Presidindo a primeira reunião, Rafael Nogueira esclareceu dúvidas sobre o estatuto e destacou a importância do Comdes como ferramenta de assessoramento ao Prefeito na busca por oportunidades de desenvolvimento.

— O Conselho conta com representantes de vários setores da sociedade e essa representação ampla é importante para ouvir várias opiniões e traçar um bom caminho de crescimento para a cidade — afirmou o Secretário.

Com um viés focado no desenvolvimento e infraestrutura, o Comdes será divididos em três bancadas, com sete representantes cada: Bancada do Poder Público, Setor Produtivo e Sociedade Civil, com membros indicados pelo Prefeito, Legislativo Municipal, entidades de classe, universidades, empresários, trabalhadores, associações, dentre outras.

Em seu pronunciamento, o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste destacou a importância da participação e envolvimento de todas as entidades e segmentos da sociedade na condução das decisões do Conselho.

— O Comdes é um marco para Divinópolis, é a modernização do modelo de gestão, mas, é importante que possa contar com todos seus pares, para alcançar o resultado esperado, que é a pujança da economia da cidade — enfatizou Eduardo Soares.

O conselho se difere dos demais já existentes uma vez que é um órgão colegiado consultivo e deliberativo, de assessoramento ao Poder Executivo Municipal.

— O que propomos com esse conselho é uma gestão colaborativa com o Prefeito; é uma forma de administração moderna, que ouve a voz da cidade. Temos convicção de que será um marco na história de Divinópolis — enfatizou.

O Projeto de lei foi que instituiu o Conselho foi desenvolvido pelas entidades do Grupo Gestor, com apoio e contribuição do SEBRAE-MG e aprovado com votação unânime na Câmara de Vereadores no último dia 18 de novembro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *