Da Redação
A presidente da 48ª Subseção da OAB, Dra. Ellen Lima, representou Divinópolis em um encontro com os dirigentes da OAB/MG, na sede da Ordem, em Belo Horizonte, nessa quarta-feira (24/05). Depois, seguiu para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e participou da rodada de reuniões dos Presidentes e das Presidentes de Subseções. Esta ação faz parte da política de interiorização da gestão da OAB para levantar as demandas da classe e buscar soluções.
Dra. Ellen se encontrou com o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, o presidente da Ordem de Minas, Sérgio Leonardo, e ainda estreitou laços com os 31 demais presidentes das subseções. O encontro foi realizado no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça. Além dos presidentes do TJMG e da OAB-MG, participaram da mesa de honra a juíza auxiliar da Presidência do TJMG, Marcela Maria Pereira Amaral Novais; os juízes auxiliares da Presidência, Thiago Colnago Cabral e Eduardo Gomes dos Reis; o secretário de governança em gestão estratégica do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle; a vice presidente da OAB/MG, Ângela Parreira de Oliveira Botelho; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Vanja Honorina, representando o presidente da entidade, Gustavo Chalfun; e a chefe de gabinete da Presidência da OAB/MG, Tassiana Valim. Também esteve presente o diretor da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Marcelo Junqueira.
Durante o evento, foram levantadas questões relacionadas à criação de varas especializadas, inauguração de fóruns, disponibilização de novos servidores, nomeação de juízes, entre outros temas. O objetivo foi tratar das demandas e fortalecer o diálogo entre o Poder Judiciário estadual e a OAB. A presidente da OAB Divinópolis foi ouvida por todos durante um espaço aberto para diálogo. “Uma das pautas principais levantadas pela Subseção é a instalação de uma nova Vara para a Unidade Jurisdicional do Juizado Especial da Comarca. Com apenas três juízes e muitas demandas, as audiências de conciliação estão sendo marcadas com uma demora de mais de seis meses, ferindo assim diretamente um dos princípios do Jesp, que é a celeridade”.
O Desembargador apontou que mesmo já criada, não tem efetivo de Juiz e servidores para a instalação da nova Vara, apontando diversos mecanismos que poderão ser implantados pelo TJMG no intuito de minimizar essa demora. O presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo, esclareceu que é fundamental a advocacia ser recebida, ouvida e respeitada. — Para nós é muito importante termos a oportunidade de sermos ouvidos e termos retorno — ressaltou.