Da Redação

A Vigilância Sanitária da Prefeitura emitiu 155 autuações – 151 das quais estavam relacionadas com aglomerações − entre os dias 24 e 30 de maio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) o foco das ações de prevenção e controle no número de casos de Covid-19, foram atividades não autorizadas e estabelecimentos comerciais.

De acordo com o setor, as equipes, com apoio da Polícia Militar, efetuaram 242 fiscalizações: foram 123 infrações por aglomeração de pessoas em vias públicas, 26 por participação em eventos clandestinos, três em bares, duas por eventos não comunicados à vigilância e uma em escola de ensino regular.

A inspeção em estabelecimentos não essenciais ocasionou a interdição de bar, que estava em funcionamento e não cumpria com as providências necessárias impostas pelo Decreto nº 14.345, de 24 de abril de 2021, que regulamenta a Onda Vermelha no plano Minas Consciente.

Denúncia feita por moradores deu origem à operação fiscal com presença da força policial para dispersar aglomeração humana na Praça do Santuário.

Na mesma semana, junto com o trabalho de fiscalização, a equipe de apoio monitorou campos de futebol, bares, zona rural, supermercados e feiras livres nos bairros Esplanada, Niterói e Planalto para assegurar que as normas sanitárias se cumprissem.

A Vigilância Sanitária reforça que a população deve denunciar situações que estejam em desacordo com os decretos municipais e outras providências de controle para prevenir Covid-19 no WhatsApp (37) 99111-0030 ou no App Divinópolis, onde as chamadas podem ser abertas selecionando-se a guia “Coronavírus”.

O órgão também requer a colaboração dos cidadãos quanto ao uso de máscara em locais públicos, à higienização das mãos e à prevenção de aglomerações, especialmente em festas clandestinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *