Prefeitura inaugura revitalização do “Pontilhão do Niteroi”

0

Da Redação

A Secretaria Municipal de Governo (Segov), em parceria com a VLI Intermodal S/A, realizou na noite de ontem (13/7), a inauguração das obras de revitalização do Pontilhão David Pereira Guerra, patrimônio cultural do município. A ponte de ferro acabou de passar pela revitalização e, para viabilizar este feito, a arquiteta e urbanista Tâmara Waleska montou o projeto de revitalização e pleiteou os recursos, junto à VLI Intemodal, os quais foram viabilizados através do Grupo Educação, Ética e Cidadania (Geec). Exatamente às 18h20 foram acesas as novas luzes do pontilhão que, a cada data comemorativa terá uma cor especial. O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, agradeceu às parcerias e a todos os envolvidos e falou dos planos para o local.

— Agradeço a VLI por acreditar em Divinópolis, ao GEEC, a Tâmara, Semsur, Emop e os trabalhadores envolvidos por mais este excelente trabalho. Desde o início da gestão, busquei parcerias com os empresários para levantar essa cidade, em todos os setores e, em breve, revitalizaremos todo este complexo. Divinópolis merece uma gestão que valoriza a cidade e cuida do divinopolitano — valorizou. O presidente do Geec, Jomar Teodoro, falou da alegria com a inauguração.

— Esse é um momento de muita alegria para nós do GEEC. Há anos nos dedicamos a esta praça e ficamos muito honrados em estar junto da Prefeitura e da VLI nesta ação — salientou.A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, falou da honra em entregar mais esta revitalização.

— Para nós, é uma grande honra poder entregar essa obra. Desde o início desta gestão, falamos o tanto que esse local precisa ser revitalizado. As parcerias estão mudando a cara da nossa cidade e em breve esse local receberá uma cara nova. Essa revitalização não é mais uma obra, que tem impacto no turismo, na saúde através das campanhas educativas, na segurança pública e em vários outros setores — lembrou.O supervisor de Soluções Internas aos Negócios da VLI, Daniel Castro, destacou a importância da entrega desta parceria.

— É um prazer enorme entregar essa parceria, que é uma de muitas. Divinópolis é um lugar mais do que especial para a VLI, pois é onde a empresa tem a sua maior oficina. É uma alegria fazer parte desse momento — afirmou. A arquiteta Tâmara Waleska destacou a VLI e os trabalhadores que realizaram o trabalho.

— Estendo meus agradecimentos a VLI, mas também aos trabalhadores da Emop e Semsur que nos ajudaram prontamente a realizar este trabalho. Gostaria de oferecer essa revitalização não só a todos os moradores de Divinópolis, mas especialmente aos trabalhadores que realizaram esse lindo trabalho — congratulou. O diretor da Emop, Lucas Vivas, ressaltou que cidades que evoluem investem em parcerias.

— Cidades que crescem têm parceria entre poder público, privado e terceiro setor. Por isso, essa gestão está de parabéns. Quero destacar também o trabalho de todos da Emop e da Semsur pelo empenho no trabalho que foi realizado aqui — observou. Também estiveram presentes nesta inauguração, a Relações Institucionais e Comunidades da VLI, Suene Moraes; o assessor do deputado Eduardo Azevedo, Paulo Sérgio Gomes dos Santos.

Saiba mais sobre o Pontilhão David Pereira Guerra

Conhecido como Pontilhão do bairro Niterói, a ponte de ferro é um importante monumento para Divinópolis. Em 2005, através da Lei Municipal nº 6.135, a ponte de ferro foi denominada Pontilhão “David Pereira Guerra” em homenagem a esse cidadão divinopolitano por adoção, que ocupa lugar de destaque na história da ferrovia em Minas Gerais. A partir de 1º de novembro de 2019, o bem foi declarado patrimônio cultural de Divinópolis. De acordo com a historiadora Mileibe, o patrimônio tem forte ligação com o Rio Itapecerica.

— Representa o surgimento da Ferrovia Centro Atlântica e marca o desenvolvimento da cidade a partir do século 19. Foi a chegada da revolução industrial no arraial do Divino Espírito Santo — afirmou. O historiador Elizeu Ferreira, informa que o pontilhão foi inaugurado em 1911, quando passou, pela primeira vez, o trem que fazia a linha Belo Horizonte a Divinópolis.

— Este foi um fato muito importante pois, esta ponte, fazia a ligação entre a capital, o Centro-Oeste e o Triângulo Mineiro. Ela foi desativada em 2004 e, desde então, ficou como ponto de representação do município. É uma passarela histórica — destacou.Acesse a Galeria de Fotos deste evento através deste link https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/galeria-de-fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *