Prefeito, vice e vereadores tomam posse na sexta
Por Elias Costa – Coordenador de Comunicação da Câmara Municipal
Já está tudo pronto para a cerimônia de posse dos 17 vereadores que assumirão as cadeiras da Câmara Municipal de Divinópolis para a 25.ª Legislatura 2021-2024 e do novo prefeito, Gleidson Azevedo (PSC) e sua vice-prefeita, Janete Aparecida (PSC). Todos os eleitos já foram diplomados pela Justiça Eleitoral no último dia 16 de dezembro e agora, para assumirem os cargos, serão empossados oficialmente em reunião solene que ocorrerá na próxima sexta-feira 1º janeiro.2021, às 16h no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto.
Na reunião solene de posse, caberá ao vereador reeleito Edson Souza (Cidadania) presidir os trabalhos, já que o Regimento Interno da Câmara aponta que o vereador mais idoso deve presidir a Mesa de instalação da Legislatura. No rito da sessão, primeiro, os vereadores farão seus juramentos de posse, sendo em seguida, declarada a instalação da Legislatura. Na sequência, será realizada a votação para escolha da Mesa Diretora. Em ato contínuo, os parlamentares, oficialmente empossados como vereadores para a 25.ª Legislatura 2021-2024, e o já escolhido novo presidente da Câmara, empossarão o prefeito, Gleidson Azevedo (PSC) e sua vice-prefeita, Janete Aparecida (PSC).
Uma vez empossado, o chefe do Executivo, após o fim da Reunião de Posse, irá se retirar do Plenário para assumir o comando da Prefeitura Municipal de Divinópolis. Em outra solenidade, na sequência, no Paço Municipal, Gleidson irá se encontrar com o seu antecessor, Galileu Machado (MDB), que entregará simbolicamente, as chaves da sede do município.
Restrições e Transmissão ao Vivo
De acordo com o secretário-geral da Câmara Municipal de Divinópolis, Flávio Ramos, medidas de isolamento e prevenção foram tomadas para a solenidade em virtude da pandemia.
— A decisão do presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Kaboja, foi a de seguir as mesmas regras de segurança de saúde e sanitárias estabelecidas pela Justiça Eleitoral para a realização da Diplomação. Também nesta situação, só poderão ter acesso ao Plenário os empossados, servidores e representantes da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral — adiantou.
A cerimônia de posse ocorrerá no Plenário da Câmara seguindo as mesmas regras aptas para a Diplomação, diminuindo ao máximo os riscos de contaminação. Durante a solenidade, que terá somente a presença dos vereadores, imprensa e servidores do Poder Legislativo, todos serão submetidos à medição de temperatura na recepção, deverão usar máscaras e seguir todos os procedimentos preventivos indicados, como o uso de álcool gel e distanciamento.
A população, porém, poderá acompanhar tudo em tempo real, em transmissão ao vivo pela pelas redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram e YouTube), Portal do Legislativo (www.divinopolis.mg.leg.br) e TV Candidés, no Canal 13″, explicou Flávio, reforçando a necessidade da realização de uma posse sucinta, com baixíssimo custo priorizando a economicidade, eficiência e transparência dos gastos públicos.