Da Redação
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, diante da divulgação nas redes sociais, bem como confirmação de atendimento do Samu a uma paciente em decorrência de complicações relacionadas a procedimentos, realizados em clínica de estética neste município, a Vigilância Sanitária Municipal compareceu ao local para apurar os fatos.
Do histórico da clínica, a Vigilância Sanitária informa que trata-se de estabelecimento de interesse da saúde, que vem sendo acompanhado por este setor.
A Vigilância Sanitária tomou conhecimento do funcionamento deste estabelecimento em função de denúncia realizada em junho de 2021. Diante das irregularidades encontradas nesta data, o estabelecimento foi interditado até que as irregularidades fossem sanadas.
Neste período, foi encaminhado ao Conselho de Biomedicina os procedimentos realizados, para que o mesmo tomasse conhecimentos do funcionamento irregular da clínica e também para averiguação do exercício da profissão.
Em outubro de 2021, a clínica teve seu alvará sanitário liberado para realização de procedimentos minimamente invasivos.
Em novembro de 2022 a clínica foi novamente fiscalizada para renovação do alvará sanitário, fato que não ocorreu até o momento, em função do não cumprimento das adequações solicitadas.
Tais inadequações não apresentaram risco sanitário elevado para interdição, visto que a clinica apresentou relação dos procedimentos realizados minimamente invasivos.
Na data desta segunda-feira, dia 8, foi verificado que a clínica estava realizando procedimentos invasivos não declarados a Vigilância Sanitária. Diante dos fatos a clínica foi autuada e interditada.