Da Redação
Um detento de 28 anos foi encontrado morto na manhã da última segunda-feira (30), em uma das celas do Presídio de Formiga. A causa da morte não foi informada.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), policiais penais foram acionados por um detento de uma das celas e ao se deslocarem para o local, acompanhados de uma enfermeira da equipe de saúde da unidade, encontraram Cláudio Kennedy Borges Oliveira já sem os sinais vitais.
A Sejusp informou ainda que todos os procedimentos foram realizados pela direção do presídio, inclusive instaurando um procedimento interno para apurar administrativamente o ocorrido. Kennedy foi admitido no presídio no dia 23 de março de 2023 e dividia a cela com outros dois detentos. Eles serão ouvidos durante as apurações. Os trabalhos de investigação criminal e perícia ficarão com a Polícia Civil. A Sejusp negou a relação entre a morte do detento e atos de subversão da ordem, registrados durante a noite de segunda-feira (30)e descartou qualquer situação de motim ou rebelião na unidade.
De acordo com a secretaria, os atos foram praticados por detentos de duas celas, que colocaram fogo em pedaços de cobertores e uniformes e lançaram aos corredores da ala. A situação foi controlada pela equipe de plantão e não houve feridos. Assim como no caso do detento morto, a direção do presídio instaurou um procedimento interno de investigação para apurar administrativamente o ocorrido e os presos passarão pelo Conselho Disciplinar da penitenciária, podendo sofrer sanções administrativas.