Da Redação
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Guardião Digital, que visa o combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil. A ação cumpre dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Itaúna e Fervedouro, tendo como alvos suspeitos de envolvimento no armazenamento e disseminação de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil.
As investigações indicam que um dos suspeitos armazenava os arquivos em plataformas de nuvem, enquanto o outro compartilhava o conteúdo criminoso em grupos de mensagens instantâneas, com o objetivo de obter lucro financeiro.
Durante o cumprimento dos mandados, dois envolvidos foram presos em flagrante, sendo um em Itaúna e outro em Fervedouro, ambos por posse de material contendo abuso sexual infantojuvenil, incluído no rol de crimes hediondos pela legislação brasileira.
Também foram apreendidos equipamentos eletrônicos, celulares e mídias de armazenamento, que passarão por análises periciais para comprovação dos crimes, identificação de possíveis vítimas e abusadores.
A Polícia Federal incentiva o cidadão a denunciar esse e outros tipos de crimes, por meio do Disque 100 ou pelo canal oficial da PF o gov.br/pf.