Polícia Civil capacita profissionais de saúde em Itaúna
Da Redação
Com o objetivo de reciclar e capacitar novos profissionais da saúde do Hospital Manoel Gonçalves, em Itaúna, no Centro-Oeste do estado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promoveu, nessa quarta-feira (15/2), uma palestra sobre os procedimentos do Protocolo Humanizado de Atendimento à Vítima de Violência Sexual (PHAVVS).
Os trabalhos foram coordenados pela delegada da PCMG em Itaúna, Luciene Flávia Junqueira Caldas, e o chefe do Posto Médico-Legal em Divinópolis, médico-legista Lucas Amaral, que abordaram temas relacionados com o atendimento médico assistencial às vítimas em hospitais referenciados com tratamento humanizado e adequado, bem como a coleta de vestígios e informações necessárias para confecção do laudo médico pericial indireto pelo médico-legista. Tais procedimentos evitam a revitimização da paciente.
O encontro também contou com a participação da rede de apoio ao atendimento das vítimas de violência sexual no município.
Protocolo
O PHAVVS, implantado em Itaúna em dezembro de 2021, é resultado de parceria entre a Polícia Civil, o Hospital Manoel Gonçalves e a Prefeitura Municipal, e visa ao atendimento integral às vítimas, com coleta precoce de evidências para elaboração da prova pericial. Tais medidas proporcionam um atendimento gratuito e humanizado, por equipe multidisciplinar composta por psicólogos e médicos, a qualquer cidadão de Itaúna que procurar a unidade de saúde.