Papa Francisco nomeia Dom José Carlos como novo arcebispo de Montes Claros
Da Redação
Hoje, 14, a Diocese de Divinópolis amanheceu com uma surpresa. O Papa Papa Francisco nomeou Dom José Carlos de Souza Campos, até então Bispo de Divinópolis, para a Arquidiocese de Montes Claros, vacante desde 9 de dezembro de 2021, após Dom João Justino ser transferido para a Arquidiocese de Goiânia. Dom José Carlos, que assume o posto a partir de 18 de fevereiro próximo, será o quarto arcebispo metropolitano de Montes Claros.
Com essa transferência, a Diocese de Divinópolis se torna Vacante, expressão oriunda do latim que significa trono vazio e que é usada pela Igreja para dizer que uma Sede Episcopal está sem o seu ocupante no governo pastoral.
Neste período, a Igreja Particular fica aos cuidados de um administrador diocesano, eleito pelo Colégio de Consultores, que pode desempenhar algumas funções limitadas pelo Código de Direito Canônico; ou por um administrador apostólico, um bispo nomeado pelo papa.
DOM JOSÉ CARLOS DE SOUZA CAMPOS
Natural de Itaúna, Dom José Carlos de Souza Campos, 54 anos, é do Clero de Divinópolis e está como pastor desta Igreja Particular desde o dia 25 de maio de 2014, quando ocorreu sua Ordenação Episcopal e Posse Canônica, na Catedral do Divino Espírito Santo.
Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, non seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro.
Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30/05/1993.
Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.
Dom José Carlos é uma pessoa simples e de grande companheirismo. Conta com a amizade do clero e das pessoas mais humildes. É companheiro, sabe ouvir e orientar, com sabedoria, quem o procura. Em seu trabalho pastoral já atuou em diversas paróquias e comunidades. Sempre deixou verdadeiras amizades por onde passou. Tem profundidade no que fala, mais suas colocações são compreendidas por todos. É um homem de Deus e continuará conduzindo, com firmeza e doçura, a Diocese de Divinópolis.