Da Redação
Um reencontro entre uma paciente e seus animais de estimação no Complexo de Saúde São João de Deus causou comoção na tarde desta segunda-feira, 12 de junho. Internada após diagnóstico que impossibilita sua alta, Regina Oliveira Pinto, de 56 anos, chorava por sentir a falta de seus fiéis escudeiros, os shih tzus Mel e Theo, com quem convive há nove anos.
Para o encontro, o CSSJD analisou o caso da paciente, suas condições clínicas e bem-estar, junto à Assistência Social, Gerências de Hospitalidade e Assistencial e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), montado toda uma operação, garantindo que todas as precauções e protocolos de segurança fossem seguidos.
Além disso, foram consideradas as condições dos pets, como comportamento dócil e a higienização dos animais antes da visita e o estado de saúde dos mesmos.
O marido da paciente, Antônio Geraldo Pinto, explica que a esposa tem uma ligação profunda com os animais.
— Ela é apaixonada pelos cachorros, um carinho tremendo. Eles dormiam com ela, era quem os levavam para passear. Já havíamos trazido as roupas deles para que ela sentisse o cheiro. Agora ver a emoção em seu olhar ao reencontrá-los, não tenho palavras. Muito obrigado por tudo — declarou.
Carolina de Oliveira, filha da paciente, ficou emocionada pelo gesto.
— Só temos a agradecer à equipe, à atenção de todos do hospital, a compreensão e a humanização conosco nesse processo tão difícil. Mas sabemos que Deus faz o melhor por todos e depois dessa visita minha mãe poderá ficar tranquila — comentou.
Primeira vez
O Gerente Assistencial, João Francisco Avelar Alves, comentou sobre o episódio que até então nunca havia sido realizado na instituição.
— A paciente possui vínculo com esses pets, este vínculo é quebrado quando a mesma se mantém internada por um período. Diante desta angustia é importante realizar esta aproximação para podermos melhorar questões relacionadas ao processo de recuperação da paciente — alegou.
Para a médica Oncologista e responsável pela paciente, Dra. Sabrina Amorim Rolim, o desejo da família para a realização deste reencontro foi fundamental para vínculo afetivo necessário para o momento.
— A Viviana, Assistente Social, de uma forma sensível entrou com a solicitação, aprovei a ideia, pois o encontro não causaria complicações de saúde para a paciente, que está em um quarto privativo. Para Dona Regina o encontro foi valioso, escorreu uma lágrima, houve um sentimento de felicidade por parte da paciente e conseguimos perceber que a família se sentiu extremamente acolhida neste momento de dor. Foi uma iniciativa fantástica do hospital — relatou.
O Complexo de Saúde São João de Deus tem o compromisso de proporcionar um ambiente acolhedor e humano para seus pacientes, buscando promover o bem-estar integral. A visita dos animais de estimação é um exemplo dessa abordagem, valorizando não apenas o cuidado clínico, mas também as necessidades emocionais e sociais dos pacientes.