O Boticário sustenta seu compromisso com a diversidade com ação inédita no Dia Internacional da Visibilidade Trans

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Ambientada na Alexa, assistente virtual da Amazon, ação acontece no dia 31 de março e prevê conteúdos sobre padrão estético, representatividade, oportunidades e temas correlatos

Da Redação

Celebrado em 31 de março, o Dia Internacional da Visibilidade Trans tem engajado uma maior participação de entidades globais ligadas aos direitos humanos a fim de promover pautas de respeito, representatividade, acesso e inclusão dessa população em todo o mundo. Neste contexto, O Boticário lança a campanha Histórias do Alex, cocriada pela AlmapBBDO, que traz uma série de conteúdos sobre visibilidade trans para a Alexa, assistente virtual da Amazon. Entre os temas: Quebra de Expectativa, Padrão Estético, Ambiente Seguro, Cultura & Representatividade, Devolver o Protagonismo e Oportunidades – todos protagonizados por Alex, personagem real que inspirou a campanha.

Convidado para listar pautas importantes, o publicitário Alex Kiyohara, homem trans de 25 anos, foi escolhido para representar a população trans na campanha. A partir de vivências pessoais de Alex, os seis temas foram construídos como forma de ampliar a visibilidade da data no Brasil, que é o país que mais mata pessoas trans no mundo pelo 13º ano consecutivo, segundo dados de 2021 da Transgender Europe (TGEU)¹, que monitora dados globalmente levantados por instituições trans e LGBTQIA+.

Durante o dia 31 de março, os usuários da assistente virtual da Amazon poderão acionar a Alexa da seguinte forma: “Alexa, abrir visibilidade trans”, em seguida o personagem da campanha irá se apresentar e trazer de forma aprofundada conteúdos sobre cada tema, no intuito de reforçar a urgência em debater representatividade de forma consistente, inclusive entre marcas de consumo e varejo.

— Para mim, foi muito importante participar desse trabalho, pois sinto que pude reformular a narrativa das pessoas trans que é vista pela sociedade. Pude trazer outra visão de como todas essas histórias realmente acontecem — conta Alex Kiyohara.

Reconhecida mundialmente, a data ainda é pouco conhecida no Brasil – que costuma celebrar no dia 29 de janeiro, segundo calendário nacional. No entanto, abraçar mais uma data de visibilidade trans revela o compromisso da marca em propor um ambiente mais inclusivo, diverso e representativo, seja na comunicação interna ou externa, nos produtos e no quadro de colaboradores.

— Dentro do Grupo Boticário, detentora da marca o Boticário, tratamos Diversidade e Inclusão de forma estruturada desde 2013, inclusive com um grupo de afinidade LGBTQIA+. Hoje, temos 43 colaboradores trans– seguimos empenhados em ampliar essa participação internamente, mas também muito ativos na criação de uma comunicação mais livre de estereótipos, iniciativa endossada por nossa agenda de ESG e recentes iniciativas, como o movimento Diversa Beleza²” —  explica a Diretora de Marketing do Boticário, Marcela De Masi.

¹ Relatório de 2021 da Transgender Europe (TGEU).

 

² O Diversa Beleza é um movimento liderado pelas marcas O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora, Vult, O.U.i e Australian Gold que tem como objeto questionar e ressignificar os estereótipos de beleza. Integra a agenda de Environmental, social and corporate governance (ESG) do Grupo Boticário, especialmente no que diz respeito à diversidade e prevê a retirada dos termos “normal” e “perfeito” de embalagens de novos produtos e comunicações até 2024.

Sobre O Boticário:

 

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

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