Iniciativa que antecede o Dia das Mães, endossa compromisso da marca com pautas de interesse social e busca conscientizar a sociedade sobre culpabilização materna e trazer acolhimento

 

Da Redação

A culpabilização materna foi o fio condutor para a criação da campanha de Dia das Mães do Boticário deste ano, que assumiu como conceito a #MatenidadeSemJulgamentos. O tema foi o ponto comum entre os mais diversos grupos de mães ouvidos pela marca: colaboradoras, revendedoras, consumidoras e influenciadoras parceiras. A maioria absoluta, independente da região do país ou classe social, demonstra a exaustão de enfrentar julgamentos constantes exercendo a maternidade à sua maneira dentro de suas realidades. Para contribuir ainda mais com esse diálogo, a marca firma parceria com a Free Free, organização global que atua pela liberdade de meninas e mulheres, para ampliar os debates acerca da maternidade. É assim que nasce o manifesto pelo acolhimento materno, conteúdo cocriado pela marca e a organização com objetivo de trazer mais acolhimento, empatia e amor para as mães.

Há números que refletem a urgência do tema e a importância de trazer profundidade a uma questão que é tão latente na sociedade contemporânea. Segundo um estudo liderado pelo Instituto Ipsos¹, em 2021, 46,3% das brasileiras conviveram com o sentimento de terem sua maternidade julgada frequentemente – número acima da média geral do levantamento, que aconteceu em 28 países. No Brasil, que aparece em quarto lugar no ranking, os motivos dos julgamentos são, principalmente, relacionados a críticas sobre o comportamento dos filhos (36%) ou pela suposta falta de limite colocada (49%).

Em um contexto cada vez mais tecnológico, o comportamento das mães – em especial daquilo que elas compartilham nas redes sociais – parece seguir como pivô de julgamentos. Grande parte delas são constantemente cobradas e colocadas como únicas responsáveis pelos filhos, mesmo as que estão casadas ou em um relacionamento estável – ao mesmo tempo, muitas relatam que seus parceiros não são cobrados da mesma forma. Esse sentimento é refletido em um outro estudo, desta vez de 2019, liderado pela Noz Pesquisa e Inteligência², em conjunto com a Associação CineMaterna, que consultou mais de 2 mil mães brasileiras, e chegou ao seguinte resultado: apesar de 88% das pesquisadas ser casada ou estar em relacionamento estável, apenas 67% diz ter o apoio do pai do bebê.

Para Yasmine McDougall Sterea, fundadora e CEO da Free Free, o tema é de uma relevância enorme e vai totalmente ao encontro dos princípios da organização global, que foi fundada em 2018 e já impactou diretamente quase 16 mil meninas e mulheres e 30 milhões de pessoas indiretamente.

— Sou mãe de Violeta Lua, filha de Lillian Rose e foi a maternidade que me inspirou a criar a Free Free. Afinal, qual futuro eu queria para a minha filha? Um futuro que a oprimisse ou que a libertasse para ser quem ela é? Criei a Free Free justamente para que nós mulheres, possamos fazer escolhas conscientes, de acordo com nossas possibilidades, sem o medo, a vergonha e a culpa que constantemente nos deparamos ao longo da vida — conta.

A Free Free atua em prol da liberdade de mulheres do abuso físico, emocional e financeiro e tem como objetivo promover um mundo mais saudável, próspero e estável para todos.

— Cocriar um manifesto pelo acolhimento materno em parceria com o Boticário é unir forças com um dos maiores grupos de beleza do mundo para conscientizar não só as mães, como mulheres que escolheram não ser mães, jovens sobre uma maternidade futura possível e não opressora, e toda sociedade, onde a maternidade deve ser tratada com acolhimento e não julgamento, afinal, mães ajudam a cuidar cuidam das próximas gerações, ou seja, do nosso futuro. Uma mãe mais livre significa uma sociedade abundante e mais feliz. O primeiro passo para toda mudança cultural e estrutural é a conscientização. E esse é o poder dessa parceria: conscientizar — finaliza.

O lançamento do manifesto contextualiza a campanha de Dia das Mães da marca, que teve início com o lançamento do filme Discurso, idealizado pela AlmapBBDO e de projeções noturnas – ação criada pela Pros, agência de PR do Boticário – espalhadas por São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belém, que entre os dias 18 e 19 de abril, tomaram endereços centrais.

— Há mais de quatro décadas estimulamos e nutrimos um canal de comunicação muito aberto com a nossa consumidora e, sem dúvidas, esse canal é uma das nossas maiores fortalezas enquanto marca. Por isso, não poderíamos deixar de falar sobre um tema tão relevante e necessário neste Dia das Mães. Com a nossa campanha, queremos abraçar todas as mães que se sentem julgadas, cobradas e culpadas – mas mais do que isso, queremos mostrar para quem julga que o caminho não é este. Por isso convidamos tantas mães para cocriar esse movimento conosco e estimular uma sociedade mais empática — finaliza a Diretora de Branding e Comunicação do Boticário, Marcela de Masi Nogueira.

Mais de 50 kits presenteáveis para todos os estilos de mães

Criados para encantar, os destaques para o Dia das Mães deste ano contam com embalagens reutilizáveis que podem se tornar itens decorativos. Com o conceito “amor embalado para presente”, a marca apresenta 51 opções de kits, com lançamentos especiais para as mães amantes de perfumaria, além de itens clássicos do extenso portfólio da marca. Há também edições limitadas colecionáveis com itens clássicos, que fazem parte das histórias de muitas consumidoras e remetem a recordações especiais.

Entre os destaques deste ano, o Kit Lily traz três itens com a mais pura fragrância dos lírios: Fragrância, Creme Acetinado Hidratante Desodorante Corporal e Creme Desodorante Hidratante para Mãos – todos pensados para o dia a dia de mulheres românticas que apreciam o que há de bom na vida. O Kit Liz chega com dois itens da fragrância feminina que se destacam pela intensidade: Desodorante Colônia e Creme Hidratante Corporal, que traduzem a essência amadeirada combinada à delicadeza e sensualidade de um floral arrebatador, ideal para a mulher que acredita que cada experiência vivida até hoje traz um brilho que a enaltece e a faz se sentir única; além do Kit Floratta Love Flower, que traz a fragrância com notas florais e amadeiradas, capaz de traduzir o romantismo e a ousadia em sua essência, em um kit que reúne itens de perfumaria e cuidados com o corpo, com Desodorante Colônia, Creme Desodorante Hidratante Corporal e Creme Hidratante para Mãos.

 

Outros itens do portfólio da marca também ganham edição especial limitada para o Dia das Mães, entre eles o Kit Elyseé que, além da fragrância e do creme para mãos com uma fragrância modernizada por notas ambaradas – perfeita para quem se interessa por fragrâncias mais marcantes, vem com uma frasqueira que combina com todos os estilos de mães e pode ser usada no dia a dia; e o Kit Nativa Spa Ameixa, que chega com três itens de cuidados corporais, proporcionando uma pele macia e cheirosa com a fragrância queridinha da ameixa e gotas purificadas de quinoa em sua fórmula.

 

Há ainda opções com acessórios exclusivos que podem ser usados como itens de decoração, como o cachepô do Kit Accordes; a tampa articulada do Kit Floratta Fleur Supreme, que pode ser usado como porta-retrato; o Kit Linda, que vem com um lenço; o Kit Coffee Duo, que possui uma lata especial; entre outros. Os kits transmitem carinho e cuidado em cada detalhe, pensados para diferentes perfis de mães, têm design exclusivo feito à mão, com diversos tipos de estampas, texturas e adereços, estão disponíveis a partir de R$ 34,90 e chegam até a R$ 419,90.

Todas as opções de presentes do Boticário estão disponíveis em todos os canais da marca: lojas físicas, e-commerce e com as revendedoras oficiais. Além disso, as possibilidades de pagamento são muitas, como parcelamento sem juros em até 10 vezes. E, dependendo do valor investido, também Pix, WhatsApp Pay e muitas outras que atendem a diferentes necessidades e bolsos.

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