Da Redação
Prefeitura de Divinópolis é pioneira em oferecer a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) para duas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) na atenção primária. A proposta foi elaborada pelas equipes do ESF do Santos Dumont e Maria Lúcia. O município iniciou estudos para implantar o método contraceptivo com eficácia de 99%.
Os médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade do Hospital São João de Deus, Delmo Manoel Gomes Terceiro e Júlia Resende Costa, foram responsáveis pela proposta. Os procedimentos começaram a ser realizados em junho de 2020 e, aproximadamente, 60 mulheres já conseguiram colocar o DIU. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a expectativa é que em breve esse procedimento seja ofertado em outras unidades de saúde da Atenção Básica em Divinópolis.
O DIU é uma opção para mulheres que desejam contracepção reversível, de alta eficácia, longa duração (até 10 anos) e livre de hormônios. É um procedimento rápido, feito no consultório, sem necessidade de anestesia e a mulher não precisa ficar em repouso, podendo retornar às suas atividades no mesmo dia.
— Para que isto se torne realidade, é necessário ofertar métodos anticoncepcionais e de planejamento familiar na rede pública de saúde e contar com profissionais capacitados para auxiliar a mulher a fazer sua opção contraceptiva em cada momento da vida — afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva.
Ainda de acordo com o secretário, é de extrema importância a divulgação de informações, educação em saúde e a ampliação do acesso de mulheres e homens aos métodos contraceptivos como forma de garantir os direitos reprodutivos e de planejamento familiar.