Da Redação

No dia 11 de junho de 2021, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, foi celebrada a Missa do Crisma da Diocese de Divinópolis, na Catedral do Divino Espírito Santo. Em razão da pandemia da Covid-19, por concessão especial da Santa Sé, neste ano, a celebração não aconteceu na quinta-feira santa e foi com com a presença restrita. Estiveram presentes apenas o Bispo Diocesano, Dom José Carlos; o Bispo Emérito de Almenara, Dom Hugo; os 4 diáconos, 75 padres (diocesanos e religiosos) e os seminaristas diocesanos.

 

Dois significativos momentos fazem parte de seu rito. O primeiro é o fato de ser considerada a celebração da instituição do sacerdócio. Nela, o clero diocesano renova as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação. Dom José Carlos falou com a imprensa da importância da renovação das promessas sacerdotais; ouça:

 

O segundo momento importante é a bênção dos óleos, que são utilizados nos sacramentos da Crisma, Unção dos enfermos, Batismo, nas ordenações dos diáconos,  dos presbíteros e bispos e na dedicação de altares e igrejas, daí, ser também chamada “Missa dos Santos Óleos”. No áudio, abaixo, Dom José explica o significado de cada óleo; ouça:

 

Com o suporte da Pastoral da Comunicação da Catedral Diocesana, a Missa foi transmitida, ao vivo, pelo canal da Diocese no Youtube:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *