Da Redação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) comunica a toda comunidade escolar que as matrículas para novos alunos da Rede Municipal de Ensino têm início nesta quinta-feira, dia 21, e irão até dia 27 de janeiro. Na Rede Estadual as matrículas acontecerão de 1 a 12 fevereiro.

Deve realizar a matrícula o estudante que fez o cadastramento escolar on-line. O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos foi realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, espaço físico de cada escola e ainda pelo tipo de atendimento prestado, como o nível de ensino ofertado.

O resultado das vagas será encaminhado diretamente para o e-mail informado no momento do cadastramento. Mas, se eventualmente, o aluno não recebeu ou não se lembra do endereço eletrônico registrado não há problema, basta acessar o site https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e informar o número da inscrição. A senha é a data de nascimento com dia, mês e o ano com quatro dígitos.

Para realização das matrículas o atendimento acontecerá em todas as unidades escolares da rede municipal. Pais e responsáveis deverão procurar a escola indicada para a matrícula, no horário de funcionamento da unidade,

levando os seguintes documentos: certidão de nascimento, comprovante de endereço, identidade e CPF dos responsáveis, histórico escolar (a partir do 2º ano do ensino fundamental) e declaração de transferência.

Caso o estudante, eventualmente, não tenha feito o cadastro, basta aguardar o dia 25 de fevereiro e solicitar no mesmo site, as vagas remanescentes para a Rede Estadual. Para a Rede Municipal deve solicitar vaga na lista de espera eletrônica, no site da Prefeitura, que será disponibilizada em breve.

Sistema Sucem

A Semed fez adesão ao programa “Sistema Unificado de Cadastro Escolar Estados e Municípios para 2021” (Sucem). O objetivo é viabilizar o atendimento escolar, consolidando ações conjuntas do estado e dos municípios, na organização da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais.

A nova proposta visa o registro de alunos, de ambas as redes, via sistema unificado on-line de cadastro e matrículas, incorporando o zoneamento escolar, alocação dos alunos, cadastro das vagas das escolas municipais, fila eletrônica para vagas remanescentes.

As vantagens da unificação deste sistema é a organização das redes, evitando o fluxo de migração injustificada de uma rede para outra; conhecimento da demanda real dos alunos da rede pública de ensino; melhor utilização da capacidade física dos prédios públicos a partir do conhecimento da demanda.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *