Mais de R$ 17,6 mil foram viabilizados pelas entidades CDL e Acid para manutenção das câmeras do “Olho Vivo” em Divinópolis
Comandante do 23º Batalhão da PM, tenente-coronel, Erlando Ferreira, destacou importância do investimento e prestou homenagem às instituições
Da Redação
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Divinópolis se uniram e destinaram mais de R$ 17,6 mil para manutenção das câmeras do “Olho Vivo”. O anúncio do apoio das instituições para atualização das 32 câmeras do Olho Vivo, que são responsáveis pelo videomonitoramento em todo o centro e em regiões estratégicas da cidade, foi divulgado, na manhã da última quarta-feira, durante a reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp).
O anúncio do investimento foi feito pelas presidentes da Acid, Alexandra Galvão, da CDL, Mônica Simões, e pelo comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, Erlando Ferreira. A presidente Alexandra Galvão enfatizou o histórico da Acid de ser sede há 23 anos para as reuniões da Acasp e ressaltou, que a atual diretoria da Acid tem como pauta prioritária a segurança pública.
— Segurança pública é pauta prioritária na nossa gestão. Temos um olhar especial para essas demandas, tanto é que Acid tem um braço na segurança pública, a Acasp, que as reuniões semanais acontecem na Acid. Há 23 anos, a Acasp pauta semanalmente os assuntos, que dizem respeito à comunidade e as forças de segurança e nessa aproximação entre as forças de segurança e a comunidade acontecem só avanços, a exemplo desse investimento, que temos a satisfação, juntamente com a CDL, de anunciar aos nossos associados e comunidade — declarou Alexandra.
A presidente da CDL, Mônica Simões, também enfatizou a importância da segurança pública para o comércio e toda população divinopolitana.
— Todos ganham com essa parceria, que veio de um pedido, que chegou à Acasp, a Acid e a CDL se uniram para fazer esse trabalho no projeto do Olho Vivo, com investimento para revitalização das câmeras e poder ajudar na segurança da nossa cidade e consequentemente a nossa segurança, a segurança dos visitantes da nossa cidade e isso facilita demais o trabalho da Polícia — comentou Mônica.
A representante destacou ainda a responsabilidade das instituições dentro do município e a importância das parcerias como essa do projeto Olho Vivo.
— As entidades têm responsabilidade com seus associados , com a sua população e tem que andar de mãos dadas com a Polícia Civil e a Polícia Militar. Isso tudo faz parte de um trabalho em conjunto. Esse trabalho da revitalização das câmeras foi sensacional para todos — finalizou.
Manutenção
O Comandante do 23º Batalhão da PM, Tenente Coronel, Erlando Ferreira, destacou o apoio da Acid e CDL e o papel importante que as câmeras do Olho Vivo têm para o trabalho Polícia Militar.
— Esse apoio é fundamental, já é uma parceria de longa data. Especificamente, ao Olho Vivo, essa parceria possibilitou a revitalização dessas câmeras, permitindo que aquele trabalho de acompanhamento, trabalho preventivo da Polícia Militar pudesse ter continuidade, utilizando essa importante ferramenta, que é o Olho Vivo. Além da prevenção, é uma ferramenta que nos possibilita, caso ocorra algum crime , a adoção de medidas de rastreamento, visando a prisão dos autores — comentou.
O comandante explicou ainda que as câmeras são fundamentais também para o trabalho da Polícia Civil.
— Quantas ocorrências foram solucionadas, esclarecidas possibilitando, que o inquérito policial tivesse informações consistentes através das imagens do Olho Vivo. Inclusive, até fatos com grande repercussão na cidade, então é um momento de muita alegria para nós — frisou Erlando.
Câmeras
Sobre a manutenção nas câmeras, o comandante destacou que as 32 câmeras estão em pleno funcionamento.
— O Olho Vivo, todo mundo sabe, ele é composto por equipamentos eletrônicos, que exigem manutenção constante. E nós estávamos com o Olho Vivo com uma dificuldade importante e com a sensibilidade, o compromisso social, tanto da CDL como da Acid, nos possibilitou colocar o Olho Vivo em pleno funcionamento novamente. E isso para nós, quando eu falo nós, eu falo, comunidade divinopolitana, é muito importante — enfatizou.
Homenagem
Também durante o anúncio, foi entregue pelo comandante, Erlando Ferreira, um certificado de agradecimento às presidentes da Acid, Alexandra Galvão, e da CDL, Mônica Simões, pelo investimento realizado em prol da segurança pública de Divinópolis.
— Fica aqui o nosso agradecimento, em nome da Polícia Militar por essa parceria, que vai de longa data e pode ter certeza que nós reafirmamos aqui o nosso objetivo de continuar trabalhando, cada vez mais para prestar um serviço de melhor qualidade. E para materializar esse momento, gostaríamos de entregar uma singela homenagem à Acid e à CDL reconhecendo todo esse esforço, que foi feito para que o Olho Vivo estivesse em pleno funcionamento — agradeceu o comandante.
Acasp
Sobre o apoio da Acid e CDL para o projeto Olho Vivo que foi discutido em reunião da Acasp, o presidente Breno Clementino destacou que a Acasp apoia todas as iniciativas que “venham somar junto ao apoio a forças de segurança”