Inspirado na tendência de layering, Boticário aposta em expertise de perfumaria para promover combinações de fragrâncias

Buscando transformar o termo técnico em uma conversa acessível, a marca de perfumaria preferida dos brasileiros traz uma campanha de conteúdo focada na trend de comportamento

 

 

Da Redação

 

De olho nas tendências do mercado de perfumaria e nas conversas nas redes sociais, Boticário lança o movimento #CombinaçõesdoBoti para incentivar o uso criativo de fragrâncias por meio de combinações personalizadas e marcantes, que trazem o olhar técnico da expertise da marca mais amada de perfumaria do Brasil*. O Layering, prática nascida no Oriente Médio, consiste na sobreposição de dois ou mais aromas para a criação de uma assinatura olfativa única, intensificando a potência de uma nota ou prolongando a fixação de uma fragrância.

 

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil possui o segundo maior mercado mundial de perfume, onde 78% da população consome algum tipo de fragrância. Com um vasto portfólio que aporta para as frentes masculinas, femininas e agênero, a marca apresenta combinações que foram testadas meticulosamente – considerando variáveis como a intensidade das borrifadas, os locais de aplicação e a temperatura ambiente, entregando performance, segurança e eficácia comprovadas.

 

De acordo com César Veiga, perfumista do Grupo Boticário, a base deste ritual inclui a aplicação de um desodorante colônia ou eau de parfum como fundação, sendo complementada por um body spray para reforçar a presença olfativa.

 

— O layering se assemelha a uma sinfonia cuidadosamente composta, em que cada nota olfativa atua de forma orquestrada para revelar uma experiência sensorial única. Esse método não apenas intensifica a personalidade olfativa, mas também promove uma jornada de autoconhecimento — aponta Veiga.

 

O perfumista destaca ainda que a ordem das camadas não altera o resultado, entretanto a quantidade de aplicação influencia diretamente na performance final.

 

— Estudamos as famílias de nosso portfólio buscando oportunidades olfativas similares que entregam uma perfumação potente. Dessa forma, identificamos que, além da hidratação adequada da pele para melhor absorção e projeção das fragrâncias, outra dica que potencializa os efeitos desejados é a experimentação das camadas com parcimônia – permitindo assim que cada nota seja percebida com clareza e sofisticação — finaliza.

 

 

Confira abaixo combinações aprovadas e indicadas pelo Boticário, além daquelas que foram apontadas no TikTok como as mais amadas da marca:

 

 

Floratta Rose + Cuide-se Bem Rosa e Algodão

 

Combinação que evoca uma fragrância delicada e floral, criando um toque alegre e refinado. Floratta Rose combina as notas de mandarina, cassis e pêssego, em um complexo frutal fresco, com nuances de musk, sândalo e cedro. Enquanto o body splash de Cuide-se Bem Rosa e Algodão prolonga o cheirinho delicado pós-banho com uma fragrância que promove o aroma de flores.

EGEO Choc + Cuide-se Bem Deleite Body Splash

 

Uma potência olfativa gourmand deliciosa e divertida que mescla a família olfativa oriental frutal de EGEO Choc, com notas de chocolate, creme de leite e chantilly, e a cremosidade repleta de chocolate do body splash de Cuide-se Bem Deleite.

 

Malbec X + Egeo Blue Body Spray

 

Uma combinação que suaviza o amadeirado marcante de Malbec X, trazendo bastante frescor para a estrutura. Com proposta mais leve e versátil, o corpo aromático fica mais evidente, atribuindo uma construção mais fresca e de alta agradabilidade.

 

Quasar Blue + Malbec Ultra Bleu Body Spray

 

Uma das fragrâncias masculinas de quem adora perfumações elegantes e refrescantes, Quasar Blue ganha mais corpo com a combinação – potencializando a sofisticação com a presença da madeira de Malbec Ultra Bleu Body Spray, além de reforçar um frescor mais aquoso.

 

Malbec Icon + Arbo Intenso Body Spray

 

A estrutura amadeirada de Malbec Icon ganha força, com uma conotação herbal ao invés de especiada, sendo mais gelada. Essa é uma combinação moderna e interessante, fresca e quente ao mesmo tempo, bem contrastada.

 

Egeo Vanilla Vibe + Floratta Red Body Spray

 

Dois ícones de vendas unidos ganham um fundo mais adocicado e marcado, tendo uma saída frutal levemente fresca, com estrutura contrastada, envolvente e floralidade bem feminina.

 

 

*Fonte: Kantar, Worldpanel Division, PanelVoice, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2024. Total Brasil, 3.470 lares. P3 – Como você se sente em relação às marcas de Perfumes e Fragrâncias* abaixo? *Colônias, Body Splashes, EDP (Eau de Parfum), EDT (Eau de Toilette).

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países.

O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

 

Fontes: 

 

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;

 

** Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

 
28/05/2025