Solenidade reuniu, nesta quinta-feira, autoridades do Centro-Oeste mineiro, e representantes do governo do estado

 

Da Redação

Foi inaugurada nesta quinta-feira (4/5), a nova sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Novo Oeste. O grupo, que surgiu a partir do Programa LIDER, do Sebrae Minas, assinou um convênio com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI), que irá resultar em uma série de benefícios, dentre eles, a cessão de uma sala para a ADR dentro da Associação.
 
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, assessores de deputados, prefeitos e vice-prefeitos da região, representantes de instituições de ensino e organizações parceiras, dentre outros. Durante o encontro, foi apresentado um histórico do processo de criação da ADR, assim como seus projetos atuais e futuros.
 
Com a nova sede, o grupo volta seus esforços para dois pontos: a ampliação do consórcio de licenciamento ambiental por meio do CIAS (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro) e do consórcio de inspeção sanitária – este, como parte do CISICOM (Consórcio Intermunicipal do Serviço de Inspeção no Centro-Oeste Mineiro). Além disso, a ADR também visa a inovação e, por isso, criou a primeira câmara temática do grupo, a fim de levar mais avanços para a região.
 
O presidente da Agência Novo Oeste, Leonardo Santos Gabriel, explica que as novas ações vão trazer muitos benefícios.  — Todo o tempo de espera para abrir um empreendimento e conseguir uma licença, que atualmente pode levar até três anos, vai diminuir drasticamente, porque os processos serão realizados de forma unificada pelos consórcios, caso os municípios participem de forma efetiva — ressalta.
 
Desenvolvimento territorial
 
A Agência espera alcançar alguns macro-objetivos, como promover uma ambiência legal favorável ao desenvolvimento econômico, melhorar a infraestrutura para atração de novos negócios, e integrar os setores produtivo e acadêmico para estimular uma cultura empreendedora.
 
A articulação dessas iniciativas converge com as duas frentes de atuação do Sebrae Minas: o desenvolvimento econômico e o suporte empresarial. A similaridade das agendas foi fundamental para o sucesso da aplicação da metodologia LIDER, que busca desenvolver lideranças regionais.
 
O analista do Sebrae Minas Denis Magela diz que, atualmente, Divinópolis e região têm um grande número de entidades representativas, mas que cada uma elabora seus planos de forma individual.
— A ADR unifica tudo isso em prol da melhoria desses territórios. Assim, com a legislação desses municípios equalizadas, temos como consequência a criação de mais negócios, cidades mais competitivas e inovadoras — comenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *