Governo de Minas lança plataforma que reúne todos os serviços de Segurança Pública

0
Seguranca_em_Rede-16-scaled-e1726589650360

Da Redação

 

O Governo de Minas Gerais lançou o site Segurança em Rede, uma nova plataforma que centraliza informações sobre os serviços de Segurança Pública disponíveis para a população mineira. Ao acessar o endereço segurancaemrede.com.br, os cidadãos podem obter detalhes sobre os diversos canais de atendimento, além de localizar delegacias, batalhões e outros equipamentos de segurança em todo o estado.

A iniciativa visa facilitar o acesso da população aos serviços de segurança, esclarecendo a função de cada canal de atendimento para que, em situações de emergência, os mineiros saibam qual recurso acionar. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os canais 190, 193, 197, 181 e Emergência MG recebem cerca de 13 mil chamados diários. O novo portal também permitirá que os cidadãos façam denúncias online, contribuindo para o combate à criminalidade.

O governador Romeu Zema destacou a importância da plataforma.

— Lançamos o site Segurança em Rede para facilitar o acesso aos serviços de Segurança Pública e ajudar a população a saber a quem recorrer em cada situação — disse.

Ele também incentivou a participação ativa dos cidadãos, tanto no uso do portal quanto na colaboração com as autoridades por meio de denúncias.

A plataforma oferece funcionalidades como um mapa com georreferenciamento, que permite aos usuários encontrar as bases da Polícia Militar mais próximas, além de mostrar as especificidades de cada serviço. Futuramente, o site incluirá informações sobre todas as unidades de segurança pública em Minas Gerais.

 

Integração entre forças de segurança e comunidade

 

O lançamento do site faz parte de uma campanha estadual com o slogan “Quando polícia e comunidade jogam em rede, a segurança ganha”. A iniciativa visa fortalecer a colaboração entre as forças de segurança e a comunidade, promovendo serviços como a Rede de Vizinhos Protegidos e o Disque Denúncia 181, que depende da participação popular. O canal de denúncias anônimas 181, por exemplo, recebe em média 860 chamadas diárias, somando mais de 25 mil atendimentos em julho deste ano.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, reforçou que o site vai continuar sendo aprimorado para oferecer informações detalhadas sobre os serviços e melhorar o atendimento à população. Para ele, a plataforma representa mais um passo na construção de um estado mais seguro, com a participação ativa da sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *