Foto : Tiago Ciccarini / Sejusp
Por : Agência Minas
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), inaugurou, nesta quinta-feira (16/3), o novo anexo do Presídio de Divinópolis.
O espaço conta com 306 novas vagas, ampliando a capacidade total da unidade para 547 vagas. A construção foi viabilizada com recursos de R$ 13,7 milhões, provenientes do governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, via Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e do Tesouro Estadual.
O anexo dispõe de 38 celas com quatro beliches cada e duas celas individuais para pessoas com deficiência (PcD). O local também conta com pátio para banho de sol e para visitas, parlatório para atendimento dos advogados e salas multiuso. A construção, que possui duas alas, tem ainda dois galpões de trabalho, duas salas de aula, uma sala de informática e uma ala de isolamento com oito celas individuais.
Diferencial
A edificação foi projetada com o intuito de facilitar a logística do presídio, além de garantir a dignidade no cumprimento da pena e a segurança de detentos, servidores e visitantes.
O novo espaço é composto por alas funcionais, independentes e interligadas por um corredor central fechado.
O diferencial na segurança deste anexo é uma passarela superior, na qual os policiais penais têm ampla visão e controle do corredor dos alojamentos, bem como das áreas de vivência e salas multiuso. Por meio deste acesso os servidores fazem a liberação dos custodiados para o trânsito interno, sem a necessidade de contato físico.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, participou da solenidade de inauguração e falou sobre a importância dessa entrega para custódia e ressocialização de pessoas que estão privadas de liberdade.
— Temos 62 mil presos no estado de Minas Gerais. Temos crescido muito em esforços para reformas, construções e ampliações. O sistema prisional cumpre um papel importantíssimo no combate à criminalidade — disse.
Em seu pronunciamento, o secretário destacou ainda a importância de se trabalhar a ressocialização sob o tripé trabalho, educação e desenvolvimento espiritual.
— A nossa missão é fazer o preso trabalhar, pois quem está preso um dia vai sair da prisão e, para lidar de forma séria com a criminalidade, temos que pensar na ressocialização. O Governo do Estado está disposto a resolver os problemas enfrentados pelo sistema prisional — avaliou.
Custódia e ressocialização
O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, explicou que o novo anexo foi construído pensando na custódia, na ressocialização e no atendimento.
— Temos o dever de custodiar e ressocializar”, destacou. “Além disso, pensamos nos policiais penais que terão mais conforto para a execução das atividades diárias. Hoje, fazemos parte do cinturão de segurança pública, pensando no ciclo completo da execução da pena. Sem o trabalho da Polícia Penal, o ciclo não se fecha — pontuou.
Durante o evento, as autoridades presentes percorreram toda a nova estrutura, que já está pronta para receber internos. Para o juiz da comarca, Francisco de Assis Correa, trata-se de um momento marcante para a região.
— Tivemos governantes que não priorizaram este ideal: a conclusão desta obra. Tudo que dependia do Poder Judiciário para pavimentar os caminhos para essa inauguração, fizemos. Este é um anexo que mantém a dignidade para os servidores que aqui atuarão — analisou.
Para o diretor regional da Polícia Penal na 7ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Sérgio Evaristo, o novo anexo vai contribuir muito para o trabalho desenvolvido na região.
— Graças ao empenho de cada diretor, podemos dizer que somos uma das melhores Risps do estado.
Apesar de estarmos tratando de um ambiente carcerário, a importância dessa inauguração é imensa. Temos um local salubre e tranquilo para o trabalho dos servidores e para a execução da pena — finalizou.
Participaram também da cerimônia de inauguração a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida; a subsecretária de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia da Sejusp, Ana Luisa Silva Falcão; além de representantes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Defensoria Pública, Ministério Público e outras autoridades locais.