Fonte e fotos : Por g1
A jornalista Glória Maria, ícone da TV, morreu nesta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro. Glória recebeu o diagnóstico de câncer de pulmão em 2019, tratado com sucesso com imunoterapia, e em seguida teve metástase no cérebro.
Em meados do ano passado, ela começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais, mas que deixou de fazer efeito nos últimos dias.
- ‘Sinônimo de competência’, ‘ícone’, ‘guerreira’: famosos lamentam morte de Glória Maria
- Veja repercussão entre políticos e autoridades
Pioneira inúmeras vezes na TV, ela foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo no Jornal Nacional e passou por programas jornalísticos como Jornal Hoje, Bom Dia Rio e RJTV. A partir de 1986, ela integrou a equipe do Fantástico, programa que apresentou entre 1998 e 2007. Desde 2010, ela esteve com a equipe do Globo Repórter.
Glória Maria em sua casa no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, em novembro de 2005 — Foto: Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo/Arquivo
Durante a sua carreira, a jornalista entrevistou celebridades como Michael Jackson, Freddie Mercury, Elton John, Mick Jagger, Harrison Ford, Leonardo DiCaprio e Madonna.
Freddie Mercury
A jornalista entrevistou Freddie Mercury em 1985, na estreia do Rock in Rio. Glória acompanhou a chegada da banda Queen do heliponto. Na conversa com Mercury, a jornalista pergunta se a música “I want to break free” é dedicada à comunidade gay.
“Não, absolutamente não. Esta música foi escrita por John Deacon, que é bem casado e tem uns quatro filhos”, disse para a repórter. “Ela fala de todos nós, de alguém que leva uma vida muito dura e só quer se libertar dos problemas que enfrenta.”
Michael Jackson
Glória Maria encontrou com Michael Jackson, em 1996, durante a passagem do cantor pelo Brasil. A reportagem foi exibida em fevereiro daquele ano no Fantástico.
“É claro que o Michael Jackson não dá entrevistas porque ele precisa manter a imagem de um mito. Mas a gente pediu, pediu, e ele aceitou dizer uma palavra para os brasileiros”, contou.
“Michael, tell something to the Brazilian people [diga alguma coisa para os brasileiros]”, perguntou ao artista. “I love you, Brazil”, respondeu o astro, que se inclinou para dar um beijo em seu rosto.
Madonna
Já a entrevista com Madonna foi em 2005. Glória contou ao Memória Globo que a artista não era das mais fáceis de entrevistar. “Eu saí daqui e diziam que a Madonna era difícil. Foi antipaticíssima com a Marília Gabriela e debochou do seu inglês”, disse.
Glóra Maria entrevista Madonna em 2005 — Foto: Reprodução/Memória Globo
Ela contou que, ao chegar ao local da entrevista, foi avisada que teria apenas quatro minutos com a cantora, e foi sincera com ela sobre o tempo curto. Glória contou que virou para a cantora e falou: “Olha, Madonna, eu tenho quatro minutos, vou errar no inglês, estou assustada, acho que já perdi os quatro minutos”, conta.
Madonna, no entanto, respondeu que ela poderia levar o tempo que precisasse. “Ela foi uma simpatia, de uma gentileza.”
Elton John
Glória Maria entrevista Elton John em 2001 para o Fantástico — Foto: Reprodução/Globoplay
Com o Fantástico, Glória Maria conversou com o cantor inglês em sua casa, na Inglaterra, em 2001. Durante a entrevista, Elton John falou sobre sua vida em casa, carreira, problemas com drogas e futebol.
Mick Jagger
Glória Maria entrevista Mick Jagger em 1984 — Foto: Reprodução/Globoplay
A entrevista com Mick Jagger aconteceu no Rio de Janeiro, em 1984, quando o cantor passava pelo país para gravar um videoclipe de seu primeiro trabalho solo. A conversa foi exibida no Jornal Nacional.
Ele contou que escolheu o Rio porque cabia na história do videoclipe, além se ser uma cidade linda. Ela também pediu um autógrafo e ganhou um beijo do artista.
Harrison Ford
Glória Maria entrevista Harrison Ford — Foto: Reprodução/Instagram
Em 2020, a jornalista compartilhou em seu Instagram um trecho da entrevista com o ator Harrison Ford. Na legenda, ela dizia que a conversa já tinha mais de 20 anos. “O que é a coisa mais importante para você?”, perguntou Glória ao ator, no trecho publicado na plataforma.
“Acho importante é a gente não passar a vida inteira atrás de coisas e, no final, não ter nada para mostrar a não ser um monte de coisas. O que importa é fazer a diferença, é tentar mudar as coisas que não estão certas e dar forças as que estão corretas. É transformar o mundo”, respondeu o ator na entrevista.
Também para o Fantástico, Glória Maria embarcou em uma viagem ao lado do escritor Paulo Coelho, no trajeto da ferrovia transiberiana até Moscou, em 2006, na primeira reportagem da série “Sibéria, a missão de um mago”.
Glória Maria durante reportagem com Paulo Coelho — Foto: Reprodução/TV Globo
Coelho estava em um vagão reservado apenas para ele, enquanto Glória e o repórter cinematográfico Ronaldo Cordeiro viajaram como passageiros comuns.
Em entrevista ao Memória Globo, ela contou que na época o autor era uma celebridade, e chegava a andar com batedores.
“Eu e Ronaldo carregávamos aquelas caixas de metal pesadas, com todo o equipamento. O banho era na pia; só no terceiro dia descobrimos que pagando, a gente podia tomar banho no trem. Foi um trabalho de cão. Mas valeu a pena”, lembrou durante a entrevista.