Gerdau fará revitalização do Calçadão Caminho dos Rouxinóis em parceria com a prefeitura de Divinópolis
Da Redação
A Gerdau e a Prefeitura Municipal de Divinópolis assinaram nesta quinta, dia 30, uma parceria para a revitalização do Calçadão Caminho dos Rouxinóis, no tradicional bairro Porto Velho, região com mais de 75 anos de história que abriga a usina da empresa no município. Com extensão de 2,4 quilômetros, o espaço é margeado pelo rio Itapecerica, e é considerado um importante corredor de acesso à área central da cidade.
Em 2021, a produtora de aço já havia entregue à prefeitura o projeto de revitalização. Agora, empresa será responsável também pela execução do projeto, realizando as intervenções de requalificação do espaço, que inclui o paisagismo, iluminação, acessibilidade universal, espaços para atividades esportivas e culturais.
De acordo com 0 gerente executivo da Gerdau em Divinópolis, Mauro de Castro, a iniciativa vai beneficiar diretamente o bairro, que tem cerca de 8 mil moradores, além da cidade como um todo. — Sabemos o quanto o calçadão é relevante para a população como um lugar de lazer e práticas esportivas. Por isso, é motivo de muito orgulho poder oferecer um espaço renovado para proporcionar ainda mais bem-estar e qualidade de vida para os cidadãos — afirma.
O próximo passo será a obtenção das licenças necessárias para o início das melhorias. A expectativa é que as obras sejam concluídas em até dois anos.
Sobre a Gerdau
Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da Gerdau vão diminuir para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).