Gerdau cria jogos internos de voluntariado e avança com a Responsabilidade Social entre os colaboradores
Programa beneficiou mais de 100 mil pessoas e contou com a participação de cerca de 3 mil colaboradores, em todo o Brasil. Unidades mineiras de Divinópolis, Barão de Cocais e Ouro Branco obtiveram as três primeiras classificações
Da Redação
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, com o objetivo de avançar na área de Responsabilidade Social, pilar da sua Agenda ESG, criou os Jogos de Voluntariado em 2022, o projeto consiste em motivar os (as) colaboradores (as) a participar de ações voluntarias em prol de instituições da sua cidade. Na edição deste ano as atividades foram inspiradas em temas importantes para as operações das unidades como Transformação de Espaços e Conscientização para a Segurança.
Dedicar algumas horas semanais a uma causa pode fazer diferença na vida de muitas pessoas. Exemplo disso, é que na sua 2a edição, o programa contou com a participação de 107 equipes que atuaram em práticas de voluntariado. Somente neste ano, 480 ações foram concluídas, sendo 3.587 voluntários atuantes, 25.259 horas de voluntariado e 113.678 pessoas beneficiadas, em várias Regiões do Brasil. As instituições favorecidas (ONGS, Cooperativas ou Escolas Públicas) são indicadas pelos colaboradores.
— O nosso objetivo é mobilizar os colaboradores para construir um futuro melhor. Buscamos promover a transformação social e fortalecer Organizações Sociais, Cooperativas e Escolas Públicas nos territórios de atuação da Gerdau. Com o trabalho voluntário, as pessoas vivenciam várias realidades e problemas sociais diferentes, colocando-se no lugar do outro e escutando suas histórias de vida. Isso faz com que o mundo seja visto de outra forma, ou seja, com mais empatia, sensibilidade e consciência — afirma o gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social MG na Gerdau, Bruno Castilho.
UNIDADES DE MG SE DESTACAM NOS JOGOS DE VOLUNTARIADO
Os Jogos de Voluntariado têm um significado importante para a Gerdau. É um evento que proporciona trabalho em equipe, estratégia de atuação social para atendimento as diversas instituições das comunidades de atuação da companhia, além de apostar que, na força do voluntariado, é possível viabilizar as estratégias de Responsabilidade Social da empresa.
A Gerdau, Usina de Divinópolis, é bicampeã do evento deste ano. A ação contou com 562 voluntários atuantes que, por meio, do empenho e dedicação puderam beneficiar mais de 10 mil pessoas e 14 instituições. Reforma de áreas externas de escolas públicas, de brinquedos, pintura, atividades com crianças em instituições infantis para falar sobre a importância de hábitos seguros, além de outros tipos de manutenções nas comunidades foram algumas das iniciativas realizadas.
A Especialista de Responsabilidade Social da Gerdau, Unidade Divinópolis, Conceição Maciel, explica que este ano, em especial, foi trabalhado a transformação de espaços e levaram para as instituições o tema de segurança.
— A segurança é um valor inegociável para todos nós colaboradores da Gerdau e alcançar o primeiro lugar na Usina de Divinópolis, foi um orgulho imenso. O resultado demonstra o comprometimento de todos nós colaboradores em participar do desenvolvimento da nossa comunidade compartilhando os nossos conhecimentos e habilidades, gerando valor para todos — comemora Conceição.
Na Usina Barão de Cocais, que obteve a segunda classificação, nos Jogos de Voluntariado 2023, foi possível contar, em uma única equipe, com mais de 300 colaboradores e beneficiar mais de 7 mil pessoas e 18 instituições.