Gerdau capacita mulheres empreendedoras em Divinópolis
Programa é realizado em parceria com a Junior Achievemente e capacitou 30 mulheres
Da Redação
Quinze mulheres de Divinópolis receberam, na última semana, o certificado de participação no Projeto Mulheres Empreendedoras. O Programa é oferecido pela Gerdau em parceria com a Junior Achievemente e tem como foco aprendizagem prática para mulheres que possuem um negócio ou desejam abrir um. Ao todo foram realizados quatro encontros presenciais, no prédio da própria Gerdau, para estimular a autoestima das participantes, o empreendedorismo feminino, o senso de pertencimento e compromisso em desenvolver suas habilidades empreendedoras para o negócio.
Oito voluntários ministraram a capacitação que a cada encontro contou com um tema específico. Entre eles, vendas, planejamento, custos, mas sempre com foco no empreendedorismo. A enfermeira Ellen Cristina Duarte Bernardes é empreendedora e avaliou de forma positiva a capacitação.
— Quero parabenizar a Gerdau pela iniciativa em auxiliar mulheres a empreender. Os profissionais que ministraram o curso eram capacitados e trouxeram conteúdo de bastante valia — destaca.
— Foi muito rica essa oportunidade de estar com outras pessoas ampliando o networking e tendo a capacitação com esses profissionais de forma gratuita — completa.
Segundo Conceição Maciel, especialista em responsabilidade social, o programa busca oferecer uma visão completa das disciplinas para apoiar no desenvolvimento dos negócios.
— O programa traz todo o caminho de se formalizar, de buscar atender os clientes, a melhor forma de precificar os seus produtos e colocar isso no mercado. Inclusive, a questão do marketing, de como divulgar esse produto e ter sucesso no seu futuro negócio — explica Conceição.
Ao longo do mês de setembro, as mulheres se inscreveram para participar do projeto, que teve início no dia 4 de outubro. O programa é realizado anualmente na cidade.
Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).