Feira de Artesanato da Bahia vai movimentar Prado na sexta e sábado
Da Redação
A Feira de Artesanato da Bahia chega em de Prado, no Extremo Sul, seguindo o calendário itinerante que foi aberto com sucesso nas edições de Arraial D`Ajuda (Porto Seguro) e Salvador. O evento acontece nesta sexta e sábado (22 e 23/04), das 17 às 23h, na Praça 2 de julho (Praça do Artesanato). A entrada é franca.
A diversidade cultural da Bahia se traduz em uma rica produção artesanal decorativa e utilitária, através de técnicas variadas e matérias-primas diversas. Em cada edição, a feira vem promovendo a exposição e a comercialização de produtos de artesãs e artesãos, incentivando a inclusão social e produtiva, aquecendo o turismo e valorizando a cultura de cada região.
Em Prado, a feira integra uma série de ações do Abril do Artesanato Indígena e deverá reunir artesãos dos municípios da Costa do Descobrimento e do Extremo Sul da Bahia. Os visitantes poderão adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelos criadores, dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos.
Na região, são utilizadas técnicas que empregam a matéria nativa em composições contemporâneas, como aproveitamentos de cocos, entalhe e pintura em madeira, tecelagem, arte em tecido, bordados, crochê, trançado de fibras naturais de cipós, piaçava e dendê. Destaque para os objetos indígenas, que fazem sucesso com os turistas, como peças utilitárias em madeira, adornos corporais de sementes, instrumentos musicais e objetos do cotidiano.
— Estamos realizando mais uma Feira no extremo sul, região que conta com uma riqueza do artesanato produzido nas comunidades indígenas que representa a afirmação da identidade cultural do nosso povo. A Feira representa mais uma oportunidade de qualificação, encontro cultural e geração de renda para artesãs e artesãos baianos — afirma a coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre Bahia, Ângela Guimarães.
A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, em parceria com Associação Fábrica Cultural. O evento conta com apoio da prefeitura municipal de Prado.