Da Redação

 

A dois meses do primeiro turno das Eleições 2024, o trabalho de envio das urnas eletrônicas já começou. Essa etapa da organização das eleições municipais começou no dia 1º de agosto e vai até o dia 30. Noventa e cinco caminhões percorrerão mais de 71 mil quilômetros nas estradas de Minas Gerais. Cerca de 30 pessoas trabalham diariamente no carregamento dos veículos, no Centro de Apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em Belo Horizonte.

Em 2024, o transporte das urnas eletrônicas é feito por caminhões dos Correios. Para que os equipamentos cheguem em segurança às zonas eleitorais, os caminhões são trancados e lacrados. Os veículos ainda contam com rastreadores e o deslocamento é monitorado pela Polícia Militar Rodoviária e pela Polícia Rodoviária Federal.

Chegando ao destino final, os funcionários de uma agência local dos Correios são mobilizados para ajudar a descarregar as urnas eletrônicas. As urnas são armazenadas em local definido pelo chefe de cartório e juiz de cada zona eleitoral. Todos os ambientes contam com a vigilância da Polícia Militar.

Cerca de 54 mil urnas eletrônicas do TRE-MG ficam armazenadas em um galpão, em Belo Horizonte. Antes de cada eleição, as urnas que serão usadas em locais de votação do interior do Estado são enviadas para as sedes das 282 zonas eleitorais, que abrangem 851 municípios. Somente os equipamentos de Belo Horizonte e Contagem ficam no Centro de Apoio do TRE-MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *