Da Redação

A equipe de oncologia do Hospital do Câncer realizará neste sábado, 20, um “Mutirão de Primeira Consulta”. A iniciativa tem como objetivo atender pacientes que estão na fila de espera aguardando a primeira consulta com o oncologista, já têm o diagnóstico de câncer confirmado por biópsia, e são encaminhados por médicos de outras especialidades que realizaram o diagnóstico inicial da doença.

De acordo com a oncologista, Dra. Luana Azevedo o volume pacientes oncológicos vem aumentando cada vez mais, e para suprir a demanda, a equipe de oncologia formada por cinco médicos realizará a ação. Ainda segundo a oncologista, cerca de 40 pacientes serão atendidos neste sábado, e na consulta terão a definição do tratamento a ser adotado.

— Essa ação é de extrema importância, pois os pacientes oncológicos não podem esperar, e nós temos que fazer com que a fila seja a menor possível, para darmos seguimento no tratamento adequado desses pacientes — reforça.

Em vigor desde 2012, a Lei nº 12.73 do Ministério da Saúde estabelece que o primeiro tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS) deve se iniciar no prazo máximo de 60 dias, a partir da assinatura do laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único. A oncologista destaca que o Hospital do Câncer atua na contramão do que é preconizado pelo Governo Federal. Ainda de acordo com Dra. Luana, atualmente a fila de espera para o início do tratamento na instituição é de no máximo 30 dias.

— Geralmente a nossa fila tem um prazo de no máximo 30 dias para marcar a primeira consulta, e nós queremos dar mais celeridade neste processo, pois o paciente com câncer não pode esperar. As consultas começam as 7h e nós temos como objetivo acolher o paciente para que ele saia da consulta com suas dúvidas solucionadas e seguro para dar início ao seu tratamento — finaliza.

 

Investimento

 

O presidente voluntário da Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom), Marcelo Carlos da Silva enfatiza a importância do “Mutirão de Primeira Consulta”, que vem de encontro aos investimentos que a Acom faz para ampliar os serviços oferecidos. Marcelo ressalta ainda, que a Associação tem implantado novas formas de trabalhar com o foco no cumprimento das metas do planejamento estratégico, da manutenção do equilíbrio econômico financeiro da Associação para ampliar os tratamentos para os pacientes.

— A Acom investiu mais de R$ 8 milhões só no Hospital do Câncer em 2023, do total dos R$ 15 milhões investidos no ano passado no tratamento contra a doença. E, o nosso intuito é continuar trabalhando com excelência, e ampliar cada vez o acesso à população e garantir um tratamento de qualidade para a pessoa com câncer — conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *