Da Redação
Já chegaram a Canoas, no Rio Grande do Sul, os dois colaboradores do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) que se disponbiilizaram, atendendo ao pedido de apoio do Ministério da Saúde para prestar assistência à população afetada pelas enchentes no estado.
A Enfermeira e Coordenadora de Central de Regulação Médica Thamara Lesse, e o médico Jonatã Gomes embarcaram de Belo Horizonte para Brasília na noite do último domingo (5), onde encontraram com outros profissionais que atuarão junto à Força Nacional do SUS no atendimento às vítimas. Na manhã desta segunda-feira (6), todos seguiram de Brasília para Canoas, no Rio Grande do Sul, em um avião da Força Aérea Brasileira. Durante a tarde, participaram de reuniões de alinhamentos e designações dos locais de atuação.
— Recebemos essa demanda diretamente da Coordenação do SAMU a nível nacional do Ministério da Saúde, e procuramos atender prontamente, entendendo que é um momento muito difícil para o povo do Rio Grande do Sul, e também para o povo brasileiro, pois é uma calamidade que está sendo enfrentada por um estado da nossa nação. Nossos profissionais vão atuar à medida que formos acionados. Nesta primeira solicitação, tivemos de prontidão a Thamara Lesse, que é enfermeira e coordenadora da Central de Regulação das Urgências, e o médico intervencionista Jonatã Gomes. Além deles temos um cadastro de reserva de médicos e enfermeiros, para irem ao sul do país, à medida que o Ministério da Saúde solicitar. Para o CIS-URG Oeste é muito importante atuar nessas ações, porque faz parte da vocação do Consórcio, atendendo uma determinação do nosso presidente e prefeito de Itaguara, Geraldo Chumbinho. O CIS-URG Oeste trabalhará em qualquer situação em que o Ministério, a Secretaria de Estado de Saúde ou qualquer município solicitar. Foi assim em Brumadinho e agora no Rio Grande do Sul. Isso nos engrandece e responsabiliza a estarmos sempre preparados para atendimentos, quando solicitados — enfatiza o secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi.