Projeto propõe a criação de esculturas usando o aço como matéria-prima e as obras ficarão expostas em nove cidades mineiras, entre elas Divinópolis

 

Da Redação

 

Encerram nesta sexta-feira, 16, as inscrições para o edital “Arte em Aço”, iniciativa que vai selecionar artistas visuais mineiros para a execução de obras de arte feitas com aço. O projeto é realizado pela Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, em celebração aos seus 120 anos e também em homenagem aos 300 anos de Minas Gerais.

O Edital irá selecionar e patrocinar nove propostas culturais, na área de artes visuais, com valor de até R$ 265 mil, em recursos próprios da empresa e incentivados por meio da na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC-MG).

As inscrições estão limitadas a artistas residentes em Minas Gerais e podem ser feitas gratuitamente pela plataforma Prosas (http://editalarteemacogerdau.prosas.com.br/), até as 18h do dia 16 de abril, sexta-feira. Os artistas participantes contam ainda com uma consultoria gratuita da Através – Gestão Cultural, empresa especializada no mercado cultural, para apoio nos trâmites de elaboração, inscrição e aprovação dos projetos no mecanismo da LEIC-MG.

Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por especialistas, entre eles nomes como o do arquiteto Gustavo Penna, e pela própria Gerdau. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 28 de maio de 2021.

Arte nas cidades mineiras

Tendo Minas Gerais como temática, o projeto levará as obras como um presente especial às cidades onde a Gerdau mantém operação  no estado. As nove propostas selecionadas serão submetidas a uma votação popular antes que sejam instaladas em espaços públicos de amplo acesso e visibilidade, como museus, centros culturais, praças ou parques, em Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias, além de Belo Horizonte, que terá a obra instalada no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, passando a fazer parte do acervo público deste equipamento cultural.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *