Por Gracielle Castro
A primeira etapa da campanha liderada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, que mobilizou a comunidade empresarial com objetivo de arrecadar doações para a compra de capacetes elmo, foi finalizada hoje, 1º, com a entrega de 60 aparelhos para unidades de saúde de Divinópolis, sendo 30 para o Hospital São João de Deus e 30 para a UPA Padre Roberto.
Em andamento em todo estado, a campanha ganhou força em Divinópolis através da interlocução do Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e do SINDUSCON-CO, Eduardo Soares, em parceria com Presidente do SINVESD, Vinícius Henrique de Souza. A expectativa é que para a segunda etapa da campanha outras entidades de classe e a comunidade empresarial em geral abracem a causa e as doações cheguem a 100 capacetes.
— Essa é mais uma das ações da FIEMG e do setor empresarial no combate à pandemia. Todo setor produtivo do estado está empenhado em contribuir para que possamos passar por esse momento. A campanha continua e nossa meta e conseguir doar 100 desses aparelhos que ajudam a desafogar o sistema de saúde e salvar vidas — enfatizou o líder empresarial.
Aparelho
O aparelho, uma invenção brasileira, é um suporte de ventilação não invasivo que evita em até 60% as intubações e auxilia na recuperação pulmonar. De acordo com Dr. Rodolfo Monteiro, Diretor Técnico da UPA, o capacete tem a capacidade de manter a pressão positiva nas vias aéreas do paciente, evitando a insuficiência respiratória aguda.
— Pacientes que estão na enfermaria, com quadro respiratório se agravando e provavelmente precisarão de CTI, poderão fazer uso do capacete e ter uma melhora no quadro, evitando a intubação — explicou. A Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto recebeu 30 capacetes.
A Diretora Presidente da Fundação Geraldo Corrêa – Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina Guimarães, destacou a importância da mobilização do setor empresarial na busca por novas tecnologias que podem contribuir com a economia de recursos do hospital e assim salvar mais vidas. “Existe uma grande possibilidade de diminuição de consumo de medicamentos que já estão em falta no mercado, como neurobloqueadores e anestésicos, já que a expectativa é que com o uso do capacete e diminuição de intubação de pacientes, diminua o uso desses recursos que podem causar perdas de vida se faltarem.”, enfatizou.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, que esteve presente no ato da entrega, já estão sendo definidos os protocolos de uso o capacete seguindo manual do fabricante e eles já poderão ser utilizados, com monitoramento da equipe de saúde.
— Esse equipamento tem a possibilidade de trazer benefícios em relação a não necessidade de intubação o que é muito importante no cenário atual onde temos risco de falta de medicamentos necessários para o procedimento — finalizou.
Cada capacete custa, em média, R$ 1.200,00. As empresas que doarem acima desse valor terão a opção de direcionar o(s) capacete(s) para as entidades públicas e/ou filantrópicas que desejarem desde que estejam em situação de emergência. Empresários que queiram abraçar a causa devem enviar o comprovante de depósito ou transferência para o e-mail hicastro@fiemg.com.br ou para o whatsapp (37) 99803-4966, para que a FIEMG Regional possa identificar o valor arrecadado e destinar a quantidade correta de aparelhos para Divinópolis.
A conta para depósito é:
Banco: 756 – Bancoob / Agência – Cooperativa: 3330 – Sicoob Credifiemg – conta corrente 12.262-9, Favorecido – Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg, CNPJ17.212.069/0001-81