Da Redação
A Mata do Noé, em Divinópolis, é área verde protegida, rica em elementos da flora e fauna e com nascentes que precisam ser valorizadas. O local, entre os bairros Esplanada e Nossa Senhora das Graças, fazia parte de uma grande fazenda de propriedade particular. Um processo de loteamento teve início em 1996 e foi concluído agora, em 2023, com a destinação de uma área de 2.250.000 metros quadrados (225 hectares) de verde preservado. Um ganho para a cidade que vai contar com um espaço tão nobre, dedicado à preservação do Meio Ambiente.
Esta é uma das maiores áreas intocáveis em residencial de Minas Gerais, uma conquista fruto de diversas articulações e apoio de várias Ong’s, prefeitura, entidades e instituições ligadas ao Meio Ambiente, Ministério Público, os donos do terreno e o Grupo View, responsável pelo empreendimento residencial Jardins Bairro, que está sendo construído em uma área ao lado do espaço reservado.
A extensão do espaço verde foi estudada por anos e em um acordo com o município criou-se a unidade de conservação em 2019, a ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico Mata do Noé. O local de relevante interesse ecológico e de uso sustentável ganhou um novo capítulo nos últimos anos, com a autorização para início da construção do residencial Jardins Bairro, com 310.000 mil metros quadrados. Com total legalidade e licenças ambientais concluídas, o empreendimento passou a vender lotes a partir de 360 metros. O residencial foi aprovado em 22/12/2000, conforme decreto municipal n° 3.710 e registrado no Primeiro Registro de Imóveis de Divinópolis/MG, R-7, matrícula 58.066, livro 02 de registro geral. Licença de Instalação emitida pela Prefeitura Municipal no dia 27/04/2023.
Loteamento
O loteamento fica na rua Francisco Machado Gontijo ao lado do bairro Esplanada, apenas dois minutos do Centro, com vista panorâmica para a cidade. Está bem perto de todos os serviços essenciais e as obras seguem avançadas. As equipes atuam com celeridade na drenagem interna e posteriormente na rede de água e esgoto e asfalto. O Jardins Bairro também vai oferecer área de lazer, com praça, quadra de beach tennis, pista de cooper e de bike, academia ao ar livre, pet center, bosque, pomar, playground e até trilha.
De acordo com o advogado, Dr. Francis Vanine, o residencial está 100% regularizado.
— O loteamento foi aprovado pelo Ministério Público e foi assinado um TCA – Termo de Compromisso Ambiental. Com ele, os empreendedores se comprometem a proteger a área verde. As licenças já foram expedidas pela prefeitura— reforça.
Agora está em criação o Plano de Manejo com a participação de Ministério Público, Universidades, população, proprietário do terreno, órgãos ambientais e município. Com este plano será decidido se a área verde continuará intocável ou se poderá receber, por exemplo, atividades guiadas com fins de estudos.
Vênus – Assessoria de Imprensa e Comunicação
Denise Guerra – 98417-1210
Thamires Santos – 98827-7731
@venuscomvoce